A Eclesiologia de São Boaventura de Bagnoregio no Hexaëmeron: seus traços na Lumen Gentium

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DOI:

https://doi.org/10.7213/2175-1838.16.001.AO03

Resumo

E

Este artigo apresenta a eclesiologia de S. Boaventura de Bagnoregio, doutor da Igreja, na sua obra Collationes in Hexaëmeron, e seus traços na Lumen Gentium, buscando assim colher as influências da eclesiologia bonaventuriana na eclesiologia conciliar. A eclesiologia de Boaventura é caracterizada por ser profundamente cristocêntica, bíblica e espiritual ou ascético-mística. Cristocêntrica (o que é característica de toda a obra teológica bonaventuriana), pois segundo ele na Igreja governa Cristo Pontífice, luz dos Povos, como dirá a Lumen Gentium, do qual a Igreja é como a lua que iluminada por este Sol, Cristo, ilumina, por sua vez, a todos os homens; bíblica, pois nesta obra ele compara as idades ou etapas da Igreja (desde Adão até Cristo) com os dias da criação. Para além disso, ele recorre diversas vezes à leitura simbólica dos textos bíblicos relativos à Igreja, na esteira dos Padres da Igreja; espiritual e ascético-mística, pois para ele a hierarquia celeste é iluminativa da Igreja militante. Ao celebrar-se no ano 2024 os 60 anos da constituição dogmática sobre a Igreja Lumen Gentium, um dos documentos basilares do Concílio Vaticano II, este artigo traz a contribuição eclesiológica deste ilustre teólogo do medievo, e demonstra como estes traços se encontram presentes neste documento conciliar, o qual se caracterizou, como se faz claro já no seu proêmio – onde se recorre a uma linguagem imagética e tipológica -, por um retorno aos Padres da Igreja e a alguns teólogos do medievo.

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Biografia do Autor

Meque Augusto Macumo, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio

Doutorando em teologia

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Publicado

2024-05-09

Como Citar

Macumo, M. A. (2024). A Eclesiologia de São Boaventura de Bagnoregio no Hexaëmeron: seus traços na Lumen Gentium . Revista Pistis & Praxis, 16(1), 170–186. https://doi.org/10.7213/2175-1838.16.001.AO03