Uma nova abordagem para a mística

a realidade periestésica e a divisão em camadas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/2175-1838.15.003.AO04

Resumo

O termo mística é portador de uma vasta polissemia, e tem sido objeto de muitos embates entre essencialistas e contextualistas. A partir de uma pesquisa bibliográfica nos trabalhos de William James, Steven Katz, Ermanno Ancilli, Edward Schillebeeckx e Michael Polanyi apresentamos uma nova abordagem metodológica para o seu estudo, que de certa forma poderia arrefecer estas discussões. Assim, cunhamos o termo “realidade periestésica” para tratar do transcendente com o devido agnosticismo metodológico e a partir conceito computacional “dividir para conquistar” propomos a divisão da mística, seja ela religiosa ou não, em camadas que permitiria um estudo distanciado em diversas tradições.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Brasil Fernandes de Barros, PUC Minas

Doutor e Mestre em Ciências da Religião (2018/2023) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Doutorado Sanduíche feito no Religion Department da Boston University com fomento da CAPES. Possui graduação em Administração de Empresas pelo Centro Universitário UNA (1996). Licenciatura em Filosofia em andamento pela Uninter. Foi professor de cursos livres e de pós-graduação latu sensu pelo IETEC - Instituto de Educação Tecnológica de Minas Gerais. É editor associado da Revista Horizonte e da Revista Interações. Membro do Grupo de Pesquisa REPLUDI (Religião, Pluralismo e Diálogo) do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião da PUC-Minas e membro do Grupo Política Ideologias e Religiões CNPq. É membro do conselho fiscal da ABHR - Associação Brasileira de Pesquisa e História da Religião. Tradutor Inglês/ Português/ Espanhol.

Publicado

2023-12-06

Como Citar

Fernandes de Barros, B. (2023). Uma nova abordagem para a mística: a realidade periestésica e a divisão em camadas. Revista Pistis & Praxis, 15(3). https://doi.org/10.7213/2175-1838.15.003.AO04