O exercício sinodal do poder e da autoridade:

diálogo filosófico-teológico entre Hannah Arendt e o Papa Francisco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/2175-1838.15.001.DS02

Resumo

Objetiva-se neste artigo analisar as propostas do Papa Francisco sobre o tema da Sinodalidade, a partir de uma apropriação conceitual criativa de categorias da pensadora alemã e judia Hannah Arendt (1906-1975). Em um primeiro momento, mostra-se que a Sinodalidade, mesmo sendo um princípio religioso, reverbera com o mesmo sentido em outras tradições, porém com outros termos. Em um segundo momento, serão abordadas as formulações teóricas de Hannah Arendt em torno de dois conceitos fundamentais de seu pensamento: poder e autoridade, conforme exposto nas suas principais obras, a saber: A Condição humana (1958) e Sobre a violência (1968). A reflexão examina tanto um tema que é decisivo para a vida e missão da Igreja, quanto categorias estruturantes do modo de Arendt compreender a Sociedade de seu tempo. Sabemos que Hannah Arendt e o Papa Francisco são de realidades e momentos históricos diferentes, por isso, nosso trabalho será dedicado a explorar criativamente as similaridades teóricas entre seus pensamentos, a fim de contribuir com o debate teológico que explicita os movimentos de uma reforma eclesiológica em curso.

Palavras-chave: Sinodalidade. Poder. Autoridade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Pereira, PUC/SP

Mestrando em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Especialista em Sagradas Escrituras pela Faculdade Claretiana e Especialista em Ciências da Religião pela Faculdade UnyLeya.

Ney de Souza, PUC-SP

Doutor em História Eclesiástica pela Pontifícia Universidade Gregoriana (PUG-Roma). Professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP).

Carlos Brito, UFMG

Doutorando em Filosofia pela UFMG. 

Downloads

Publicado

2023-04-28

Como Citar

Pereira, A., de Souza, N., & Silva Brito, C. F. (2023). O exercício sinodal do poder e da autoridade:: diálogo filosófico-teológico entre Hannah Arendt e o Papa Francisco. Revista Pistis & Praxis, 15(1). https://doi.org/10.7213/2175-1838.15.001.DS02