Espiritualidade/Religiosidade nos Cuidados Paliativos:

qual a percepção das equipes multidisciplinares?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/2175-1838.14.003.DS06

Resumo

A Organização Mundial de Saúde estabelece que o cuidado às pessoas que enfrentam doenças fatais, ou seja, em cuidados paliativos (CP) deve incluir a dimensão espiritual. Este estudo teve como objetivo evidenciar a percepção das equipes multidisciplinares sobre questões espirituais/religiosas na assistência paliativa. O método de pesquisa foi de natureza mista, transversal, caracterizado como descritivo e exploratório. A coleta de dados se deu através de um questionário semiestruturado, formado por 39 questões fechadas e uma aberta. Colaboraram no estudo 25 profissionais de equipes de CP. 94% consideram que a religiosidade coopera no tratamento e 76% percebem que pacientes gostariam de trazer as questões religiosas para o tratamento. Estes profissionais destacam a necessidade de receber formação para abordar as questões de E/R (96%) e entendem como importante a atuação de um cuidador espiritual na equipe para prover a assistência espiritual em caráter profissional. Esta lacuna na formação de profissionais da Saúde, aliada à necessidade de assistência espiritual de pessoas e familiares em CP, convoca a teologia a desenvolver uma reflexão teórica e prática que contribua com propostas consistentes de cuidado espiritual para aplicação no contexto dos Cuidados Paliativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sileide France Turan Salvador, Instituto Federal do Paraná (IFPR)

Doutora em Teologia.

Mary Rute Gomes Esperandio, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutora em Teologia pela Escola Superior de Teologia, mestrado em Teologia pela Escola Superior de Teologia, possui graduação em Pedagogia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Tem experiência na área de docência teológica, com ênfase na interface Psicologia e Teologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Subjetividade contemporânea, Processos de subjetivação, Psicologia da Religião, Igreja Universal do Reino de Deus, Sacrifício.

Downloads

Publicado

2022-12-26

Como Citar

France Turan Salvador, S., & Gomes Esperandio, M. R. (2022). Espiritualidade/Religiosidade nos Cuidados Paliativos: : qual a percepção das equipes multidisciplinares?. Revista Pistis & Praxis, 14(3). https://doi.org/10.7213/2175-1838.14.003.DS06