Corpo e religião

a teologia cristã frente a abusos sexuais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/2175-1838.15.002.DS05

Resumo

Neste estudo, parte-se de discussões entre corpo, sexualidade e religião. A pergunta que se apresenta é: como a teologia legitima abusos contra corpos, especialmente os femininos? Para tanto, mesclam-se análise e interpretação, procedimentalmente a pesquisa é bibliográfica e qualitativa. O objetivo do estudo é entender o corpo na religião cristã historicamente até os nossos dias. Ademais, apresenta-se um caso brasileiro com reflexos internacionais: João de Deus, que já fora condenado pelo Poder Judiciário por crimes sexuais contra fiéis que procuravam seus trabalhos espirituais. Faz-se análise de (re)leituras do corpo e do sexo na teologia a partir da teologia inclusiva, queer ou indecente, que integra a sexualidade de Deus, dos crentes e a libertação das atividades religiosas machistas e tradicionais. Para tanto, utilizam-se os estudos da teóloga argentina Marcella Althaus-Reid

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bianca Strücker, Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ

Doutora em Direito pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da Universidade Regional Integrada do Alto do Uruguai e das Missões - Campus Santo Ângelo (URI), com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Mestra em Direito, com ênfase em Direitos Humanos, pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), com bolsa/taxa da CAPES. Especialista em Direito de Família e Direito Processual Civil, pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Bacharela em Direito pela UNIJUÍ. Licenciada em Filosofia pela FAVENI. Membro do grupo de pesquisa, vinculado ao CNPq ?Novos Direitos em Sociedades Complexas". Membro do Grupo de Pesquisa Jurídica em Cidadania, Democracia e Direitos Humanos (GPJur) da Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ). Professora do curso de direito na UNICRUZ. Advogada.

Gabriel Maçalai, Faculdade Meridional (IMED - Ijuí/RS)

Doutorando em Direito (URI - Santo Ângelo), Mestre em Direito (UNIJUÍ), Bacharel em Administração (UNIBF), em Direito (UNIJUÍ) e em Teologia (UNICESUMAR), Licenciado em Filosofia (FAERPI) e Complementação Pedagógica em Pedagogia (FIAR). Atualmente é Advogado (OAB/RS 102.856) sócio do Escritório Maçalai e Riske Advogados Associados (OAB/RS 10.221). Assessor Jurídico do Município de Inhacorá/RS. Administrador (CRA RS-054363/P). Diretor da Faculdade Meridional de Ijuí - IMED.

Noli Bernardo Hahn, Universidade Regional do Alto Uruguai e das Missões (URI - Santo Ângelo)

PÓS-DOUTOR pela FACULDADES EST, São Leopoldo, RS. Possui graduação em FILOSOFIA pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco, Santa Rosa/RS (1984); é bacharel em TEOLOGIA pelo Instituto Missioneiro de Teologia (IMT), Santo Ângelo, RS, (1988), e revalidado pela Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, São Paulo/SP (1990); mestrado em TEOLOGIA com concentração em ESTUDOS BÍBLICOS pela Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, São Paulo/SP (1992); e doutorado em CIÊNCIAS DA RELIGIÃO, área de concentração CIÊNCIAS SOCIAIS E RELIGIÃO pela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP (2002). Possui formação em DIREITO. É professor tempo integral da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Integra o corpo docente como professor permanente do PPG ? Mestrado e Doutorado em Direito da URI, Campus de Santo Ângelo. Lidera junto com o prof. Dr. Leonel Severo Rocha o Grupo de Pesquisa "Novos Direitos em Sociedades Complexas". Pesquisa temas inter-relacionando Direito, Cultura e Religião.

Downloads

Publicado

2023-08-30

Como Citar

Strücker, B., Maçalai, G., & Hahn, N. B. (2023). Corpo e religião: a teologia cristã frente a abusos sexuais. Revista Pistis & Praxis, 15(2), 221–233. https://doi.org/10.7213/2175-1838.15.002.DS05