A homilética quaresmal a partir de Ambrósio de Milão

algumas contribuições bíblico-eucológicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/2175-1838.14.002.AO06

Resumo

O objetivo deste artigo consiste em verificar algumas contribuições da pregação ambrosiana para a homilética quaresmal. Valendo-se de uma pesquisa bibliográfica, iniciaremos abordando os textos bíblicos e eucológicos da Quaresma, desembocando no tema da pregação litúrgica. Discorreremos acerca do tempo quaresmal na época de Ambrósio, bispo de Milão, em que serão focalizados dois aspectos da catequese ambrosiana: o ensino moral, sobretudo em relação ao patriarca Abraão, e a prática do jejum. A partir desses dados, indagamos: qual a contribuição da pregação ambrosiana na preparação da homilia à luz do Lecionário e do Missal no tempo da Quaresma? Os resultados esperados apontam que, com o auxílio da catequese de Ambrósio, o pregador demonstra que a Palavra e a Eucaristia constituem o alimento do batizado durante sua jornada rumo às celebrações das festas pascais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Aguiar Nobre, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

José Aguiar Nobre é sacerdote religioso estigmatino. Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2017). Doutorando em Filosofia (UFPR). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2012). Docente na Graduação e Pós-Graduação da Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção (PUC-SP).

Downloads

Publicado

2022-09-05

Como Citar

Benedito, A. L., & Nobre, J. A. (2022). A homilética quaresmal a partir de Ambrósio de Milão: algumas contribuições bíblico-eucológicas. Revista Pistis & Praxis, 14(2). https://doi.org/10.7213/2175-1838.14.002.AO06