O caminho da Igreja

Primado, colegialidade e sinodalidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/2175-1838.15.001.DS07

Resumo

Na presente pesquisa pretende-se elaborar uma breve análise do caminho da Igreja, trabalhando três conceitos: primado, colegialidade e sinodalidade. O Concílio Vaticano II trouxe uma nova consciência da importância da colegialidade episcopal como manifestação da comunhão eclesial. Com as perspectivas de aggiornamento e diálogo, o Concílio Vaticano II colocou-se em atitude de disponibilidade em busca de respostas às instâncias de uma humanidade em vias de transformação profunda e global. Assumindo a eclesiologia conciliar, o Papa Francisco entende que uma Igreja sinodal integra todos os batizados, o Colégio Episcopal e, dentro desse, o ministério do Bispo de Roma. A recepção da eclesiologia conciliar resgata o significado da sinodalidade e situa o princípio episcopal dentro do âmbito maior da eclesialidade. Uma Igreja toda sinodal nutre a consciência de que seus membros precisam andar juntos, assumindo o dinamismo da comunhão nas decisões e adaptando a ação pastoral à missão atual da Igreja.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago de Fraga Gomes, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil, com período sanduíche pela Ruhr-Universität Bochum (RUB), em Bochum, Alemanha. Professor Adjunto e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil. Pós-Doutorando pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUCRio), em Rio de Janeiro, RJ, Brasil, com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em Brasília, DF, Brasil. Perito da Comissão para a Doutrina da Fé da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília, DF, Brasil.

Leomar Antônio Brustolin, Mitra da Arquidiocese de Santa Maria

Doutor em Teologia pela Pontificia Università San Tommaso d’Aquino (PUST), em Roma, Itália. Arcebispo da Arquidiocese de Santa Maria, em Santa Maria, RS, Brasil. Membro da Comissão para a Doutrina da Fé da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília, DF, Brasil.

Leonardo Lucian Dall Osto, Pontificia Università Gregoriana

Doutorando em Teologia pela Pontifícia Università Gregoriana (PUG), em Roma, Itália.

Downloads

Publicado

2023-04-28

Como Citar

de Fraga Gomes, T., Brustolin, L. A., & Lucian Dall Osto, L. (2023). O caminho da Igreja: Primado, colegialidade e sinodalidade. Revista Pistis & Praxis, 15(1). https://doi.org/10.7213/2175-1838.15.001.DS07