Acolher o transcendente no hospital: concepções de voluntários que promovem apoio religioso-espiritual

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7213/2175-1838.14.003.DS05

Resumen

Este estudo objetivou conhecer as concepções de voluntários que prestam apoio religioso-espiritual em um Hospital Geral acerca das relações entre religiosidade/espiritualidade (R/E) e os processos de saúde-doença. Foram entrevistados 15 voluntários, a maioria cristã, com média de idade de 57,06 anose de 8,06 anos de atuação. Esses participantes compreendem que a dimensão da R/E possui relações diretas com os desfechos positivos em saúde. Esses desfechos não necessariamente correspondem à cura, mas à possibilidade de acolhimento em um momento de forte mobilização emocional, bem como de construção de inteligibilidades sobre a morte, o morrer e o luto. Apesar do serviço retratado ser sustentado na diversidade religiosa, foram observadas ações que são produzidas por e voltadas para, em sua maioria, adeptos de religiões cristãs. Recomenda-se que as religiões nãohegemônicas também possam estar efetivamente representadas, permitindo o acolhimento apacientes que professam diferentes religiões/religiosidades/espiritualidades1.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Gabriela Bernardi Franzini, Universidade de São Paulo

Psicóloga. Mestra em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem Psiquiátrica da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. 

Fabio Scorsolini-Comin, Universidade de São Paulo

Psicólogo, Mestre, Doutor e Livre Docente em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Professor Associado do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Licenciado em Pedagogia.

Vivian Fukumasu da Cunha, Universidade de São Paulo – Ribeirão Preto

Doutora em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica da Universidade de São Paulo (Campus Ribeirão Preto). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Paulista. Tem experiência em Psicologia Clínica e Especialização em Psicoterapia Comportamental e Cognitiva, realizando atendimentos psicoterápicos para crianças, adolescentes e adultos. Seus interesses de pesquisa estão voltados para psicologia clínica e temáticas propostas pela Psicologia Positiva, dentre elas, a espiritualidade e religião. Aplica-se também em conhecer a Psicologia da Religião e Etnopsicologia, campos que se assemelham pela investigação de contextos religiosos e espirituais.

Publicado

2022-12-26

Cómo citar

Bernardi Franzini, M. G., Scorsolini-Comin, F., & Fukumasu da Cunha, V. (2022). Acolher o transcendente no hospital: concepções de voluntários que promovem apoio religioso-espiritual. Revista Pistis & Praxis, 14(3). https://doi.org/10.7213/2175-1838.14.003.DS05