Ver o mundo pelos olhos da fé. Análise filosófico-teológica da “visão de mundo” de “padres novos”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/2175-1838.13.003.DS01

Palavras-chave:

"visão de mundo", "Padres novos", Fé e Revelação, Filosofia e Teologia

Resumo

Objetiva-se neste artigo analisar filosófica e teologicamente a “visão de mundo” de dados coletados de “padres novos”.  Justifica-se esse objetivo porque a “visão de mundo” é a constituição de “imagem de mundo” e, por conseguinte, é uma força ou uma potência que permite olhar e situar-se no mundo. Nesse sentido, a “visão de mundo” de “padres novos” permite que se conceba que vejam, a partir de mundo, o próprio “mundo real” e que, por conseguinte, por exercitarem o ministério presbiteral, possam ter a contribuição da teologia para a elaboração de sua “visão de mundo”. Por isso, é fundamental que essa análise visualize, nas respostas dos “padres novos”, não apenas a descrição empírica, mas também o que subjaz e o que pode aparecer nessa “visão”, principalmente quando potencializada pela teologia. Para atingir esse objetivo, será conceituado, filosoficamente, “visão de mundo” como “imagem de mundo”, para em seguida descrever analiticamente a “visão de mundo” de “padres novos” e vislumbrar como a teologia pode levar ao aprofundamento da “visão de mundo”, possibilitando a “honestidade com o real” do mundo e a própria fé revelada, que ilumina a teologia para que seja efetivamente scientia fidei.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Sergio Lopes Gonçalves, PUC-Campinas

Doutor em Teologia pela PUG (Roma, Itália, Pós-odutor em Filosofia pela UE (Évora, Portugal), Pós-odutor em Teol.ogia pela FAJE (Belo Horizonte, Brasil). É docente-pesqusador do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências da Religião e dosw cursos e graduação em Teologia e Filosofia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Downloads

Publicado

2021-12-22

Como Citar

Lopes Gonçalves, P. S. (2021). Ver o mundo pelos olhos da fé. Análise filosófico-teológica da “visão de mundo” de “padres novos”. Revista Pistis & Praxis, 13(3). https://doi.org/10.7213/2175-1838.13.003.DS01