Conflito entre Evódia e Síntique (Fl 4,2): um antagonismo à comunidade ideal
DOI:
https://doi.org/10.7213/2175-1838.13.002.DS03Palavras-chave:
Filipenses. Conflito. Evódia. Síntique. Igreja Primitiva.Resumo
Não é incomum encontrar uma comunidade eclesial que não tenha experimentado ou esteja experimentando problemas internos ou conflitos acirrados entre seus membros. Tais problemas, com toda a certeza, afetam, e muito, a vida da comunidade. No entanto, estes problemas não podem ser relativizados, ignorados e muito menos serem fatores de desagregação. À luz desta realidade, o presente artigo tem por objetivo enfatizar que, desde os primórdios da Igreja, os conflitos estão presentes no seu interior e que não é certo romantizar, de modo ingênuo, a vivência das primeiras comunidades a ponto de achar que lá não houvesse conflitos ou que tudo corria às “mil maravilhas”, mas compreender, à luz destes acontecimentos, as comunidades e as relações de conflitos, que se estabelecem também no hoje da história e, tomando como referência a perícope de Fl 4,1-7, evidenciar como o apóstolo lidou com esta situação e quais foram as luzes jogadas sobre o problema e suas possíveis soluções.
Downloads
Referências
BARTH, G. A Carta aos Filipenses. São Leopoldo: Sinodal, 1983.
BIANCHINI, F. Lettera ai Filippesi: Cinisella Balsamo: Edizioni San Paolo, 2010.
BIRD, M. F.; GUPTA, N. K. Philippians. Cambridge: Cambridge University Press, 2020.
CABRAL, E. Filipenses: A Humildade de Cristo como Exemplo para a Igreja. [S.l.]: CPAD-Casa Publicadora das Assembleias de Deus, 2015.
COUSAR, C. B. Reading Galatians, Philippians, and 1 Thessalonians: a literary and theological commentary. Georgia: Smyth & Helwys Publishing, 2001.
CRADDOCK, F. B. Filippesi. Torino: Claudiniana, 2015.
FEE, G. D. Comentario de la Epístola a los Filipenses. Viladecavalls: CLIE, 2004.
FOCANT, C. La Carta a los Filipenses. Salamanca: Sígueme, 2016.
GNILKA, J. La lettera ai Filippesi. Brescia: Paideia, 1972.
GONZAGA, W. Os Conflitos na Igreja Primitiva entre Judaizantes e Gentios a partir das Cartas de Paulo aos Gálatas e aos Romanos. Santo André: Academia Cristã, 2015a.
GONZAGA, W. Os Conflitos na Igreja Primitiva entre Judaizantes e Gentios em Gl 2. Santo André: Academia Cristã, 2015b.
GONZAGA, W. A Sagrada Escritura, a Alma da Sagrada Teologia. In: MAZZAROLO, I.; FERNANDES, L. A.; LIMA, M. de L. C. (Orgs.). Exegese, Teologia e Pastoral: relações, tensões e desafios. Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio; Santo André, SP: Academia Cristã, 2015c. p. 201-235.
GONZAGA, W. O Corpus Paulinum no Cânon do Novo Testamento. Atualidade Teológica, Rio de Janeiro, v. 21, n. 55, p. 19-41, jan./abr. 2017.
HAHN, S.; MITCH, C. As cartas de São Paulo aos Filipenses, aos Colossenses e a Filêmon: Cadernos de estudo bíblico. São Paulo: ECCLESIAE, 2018.
HANSEN, G. W. The letter to the Philippians. Grand Rapids: Eerdmans; Nottingham, UK: APOLLOS, 2009.
HAWTHORNE, G. F.; MARTIN, R. P. Philippians. Word Biblical Commentary, v. 43. [S.l.]: Zondervan, 2004.
HENDRIKSEN, W. Efésios e Filipenses. São Paulo: Cultura Cristã, 2005.
HOLLOWAY, P. A. Philippians. Hermeneia, v. 33B. Minneapolis: Fortress Press, 2017.
LLAGUNO, J. G. Diles que no se sigan por sola una parte de la Escritura, que miren otras: San Pablo y las mujeres. Sal terrae: Revista de teología pastoral, v. 96, n. 1127, p. 723-736, 2008.
LÓPEZ, E. E. Relevancia de las mujeres en las primeras comunidades cristianas. Misión Joven: Revista de Pastoral Juvenil, n. 508, p. 5-14, 2019.
MARTIN, R. P. Filipenses. São Paulo: Vida Nova, 2011.
MAZZAROLO, I. Carta de Paulo aos Filipenses. 2. ed. Rio de Janeiro: Mazzarolo Editor, 2011.
MEDINA, D. A. Reconciliación y paz. Un aporte desde la teología paulina. Análisis: revista colombiana de humanidades, v. 48, n. 89, p. 377-390, 2016.
NESTLÉ-ALAND. Novum Testamentum Graece. 28. ed. Revidierte Auflage. Stuttgart: Deutsche Bibelgesellschaft, 2012.
O’BRIEN, P. T. The Epistle to the Philippians. A commentary on the Greek Text. NIGNT. Michigan: William B. Eerdmans, 1991.
ODEN, T. C. Gálatas, Efesios, Filipenses. La Biblia Comentada por los Padres da Iglesia. Nuevo Testamento 8. Madrid: Ciudad Nueva, 2001.
PASTOR, F. Corpus Paulino II. Espanha: Desclée de Brouwer, 2005.
PENNA, R. Lettera ai Filippesi; Lettera a Filemone. Roma: Città Nuova, 2002.
PÉREZ MILLOS, S. Filipenses. Viladecavalls: CLIE, 2016.
PITTA, A. Lettera agli Filippesi. Roma: Paoline, 2010.
REUMANN, J. Philippians. The Acho Yale Bible, vol. 33B. New Haven and London: Yale University Press, 2008.
SCHLIER, H. La Lettera agli Filippesi. Brescia: Paideia, 1973.
SILVA, M. Philippians. Baker exegetical commentary on the New Testament. Grand Rapids, MI: Baker Academic, 2005.
TOMLIN, G. Filipenses e Colossenses. São Paulo: Cultura Cristã, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.