Concepções da Igreja Católica Apostólica Romana sobre educação

a formação para o humanismo solidário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/2175-1838.14.001.AO05

Resumo

Este artigo encerra um estudo teórico, elaborado segundo uma investigação qualitativa, por meio de pesquisas do tipo bibliográfica e documental, sustentando a tese de que o Magistério Eclesial, desenvolvido desde a celebração do Concílio Ecumênico Vaticano II (1962-1965), qualificaria a Igreja Católica Apostólica Romana como importante interlocutora junto às instâncias que discutem a realidade educacional hodierna. Assim, no âmbito deste trabalho, tendo em vista o conteúdo da convocação proferida pelo Papa Francisco, em 12 de setembro de 2019, para a afirmação de um pacto educativo global, pretende-se evidenciar a preocupação do Magistério Eclesial em resgatar a dimensão humanizadora da educação. Conclui-se que, para a Igreja, a educação compreende um processo de formação humana plena, o qual, recuperando a intrínseca vocação relacional dos sujeitos à experiência da alteridade e da transcendência, deve formá-los para o exercício do humanismo solidário.

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Biografia do Autor

Luis Eduardo Duarte Novais, Escola Católica Querigma

Doutor em Educação: Currículo, pela Pontifícia Unversidade Católica de São Paulo (PUC-SP), em 2020.

Mestre em Educação: Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), em 2016.

Pedagogo, pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em 2003.

Engenheiro Elétrico, pela Universidade de São Paulo (USP), em 1990.

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Publicado

2022-05-23

Como Citar

Duarte Novais, L. E. (2022). Concepções da Igreja Católica Apostólica Romana sobre educação: a formação para o humanismo solidário. Revista Pistis & Praxis, 14(1). https://doi.org/10.7213/2175-1838.14.001.AO05