Paulo e o discurso no areópago: desafios e superações do Cristianismo urbano. Um estudo de At 17,22-34
DOI:
https://doi.org/10.7213/2175-1838.13.02.DS02Palavras-chave:
Religão, enculturação, evangelização e conhecimentoResumo
O discurso de Paulo no Areópago de Atenas estabelece um paradigma muito claro no que concerne à prática evangelizadora e aos desafios dos cristãos nas primeiras décadas. Os pagãos estavam muito abertos a novidades religiosas; não só filósofos estoicos e epicureus, mas de outras correntes de pensamento sempre estavam atentos para novas teorias e realidades. Paulo aproveita o espírito de religiosidade dos pagãos para fazer a sua proposta de identificação do Deus desconhecido.
Downloads
Referências
BAUER, W. Wörterbuch zum Neuen Testament. Berlin/New York: Walter de Gruyter, 1971.
BENOIT, P. Genese et évolution de la pensée paulinienne. In: LORENZI, L. (org.). Paul de Tarse, Apôtre de notre temps. Rome: Abaye de S. Paul, 1979.
BRUCE, F. F. The Book of the Acts. Revised Edition. Grand Rapids/Michigan: W. B. Ederdmans Publishing Company, 1988.
FABRIS, R. Os Atos dos Apóstolos. São Paulo: Loyola, 1991.
JAEGER, W. Cristianismo Primitivo e Paideia Grega. Santo André: Academia Cristã, 2014.
LONGENECKER, R. N. Acts. In: TENNEY, M. C.; LONGENECKER, R. N. John and Acts. [Expositor’s Bible Commentary, with the New International Version]. Grand Rapids/Michigan: Zondervan, 1981.
MARSHALL, I. H. The Acts of the Apostles: An Introduction and Commentary. Grand Rapids, Michigan: William B. Eerdmans Publishing Company, 1983.
MAZZAROLO, I. O apóstolo Paulo, o Grego, o Judeu e o Cristão. Rio de Janeiro: Mazzarolo Editor, 2. ed, 2011.
MAZZAROLO, I. Atos dos Apóstolos ou Evangelho do Espírito Santo. Rio de Janeiro: Mazzarolo Editor, 2014a.
MAZZAROLO, I. Primeira e segunda carta a Timóteo e Tito. Rio de Janeiro: Mazzarolo Editor, 2014b.
MEEKS, W. A. Os primeiros cristãos urbanos: o mundo social do apóstolo Paulo. São Paulo: Paulinas, 1992.
MURPHY-O’CONNOR, J. Jesus e Paulo, vidas paralelas. São Paulo: Paulinas, 2008.
PAGELS, E. The Gnostic Paul; Gnostic exegesis of the Pauline Letters. Pensylvania: Trinity Press International, 1992.
PENNA, R. Paulo de Tarso e os componentes gregos do seu pensamento. Atualidade Teológica, v. 31, p. 55-91, 2009.
RIESNER, R. Paul’s Early Period: Chronology, Mission Strategy, Theology. Grand Rapids/Michigan: Willian B. Eerdmans Publishing Company, 1998.
ROGERS, G. Areópago. In: METZGER BRUCE, M.; COOGAN, M. D. (orgs.). Dicionário da Bíblia. v. 1. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2002.
STAUDINGER, F. “deisidaimónia”. In: BALZ, H.; SCHNEIDER, G. Exegetisches Wörterbuch zum Neuen Testament, Band I. Stuttugart/Berlin: W. Kohlhammer GmbH, 1980. p. 675-678.
VIKENHAUSER, A. Los Hechos de los Apóstoles. Barcelona: Herder, 1981.
WILLIAMS, D. J. Atos. [Novo comentário bíblico contemporâneo]. São Paulo: Editora Vida, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.