Viver em ritmo menos acelerado: Sobre tempos de pausa e o cuidado com a vida na Bíblia
DOI:
https://doi.org/10.7213/2175-1838.13.02.DS09Palavras-chave:
Tradição sabática. Tempo de pausa. Ecologia. Heterotopia. Espiritualidade.Resumo
O contexto da pandemia do Sars-Covid-19 é o motivador hermenêutico do presente artigo, que busca colocar em foco alguns textos da Bíblia que propõem a observância de tempos de pausa em meio aos ritmos de trabalho. São fragmentos textuais que se originaram ao longo da história dos antigos hebreus, propondo a heterotopia de que em meio ao curso normal das jornadas de trabalho e de tempo houvesse tempos de pausa. Trata-se de tradições sabáticas, que carregam consigo a temática do cuidado da vida. Referem-se ao sábado como dia de descanso, ao ano sabático para descanso da terra e para livre acesso aos frutos pelos pobres e pelos animais, bem como de perdão de dívidas. Na boca de Jesus de Nazaré, esta tradição ganhou a defesa mais contundente e mais conhecida, afirmando que o dia de sábado deve estar em função das pessoas e não o contrário. Nas tradições judaica e cristã trata-se de uma radical defesa do necessário cuidado com a vida, que poderia ser assumida hoje como heterotopia também em termos de espiritualidade.
Downloads
Referências
BOFF, Leonardo. “Coronavírus é uma resposta do planeta". Brasil de Fato, 20jun2020. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2020/06/20/leonardo-boff-coronavirus-e-uma-resposta-do-planeta. Acesso em: 20out2020.
CASTRO, Hamilton. Devolvei a César o que pertence a César: a vida incômoda de um camponês galileu frente a Roma. São Paulo: Fonte Editorial, 2019.
CRÜSEMANN, Frank. A Torá. Teologia e história social da lei do Antigo Testamento. Tradução de Haroldo Reimer. Petrópolis: Vozes, 2001.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. 28 ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2014.
GARMUS, Ludovico. O descanso da terra: uma releitura de Êx 23,10-22 e Lv 25,1-7. Estudos Bíblicos, Petrópolis, n. 58, p. 98-115, 1998.
GASS, Ildo Bohn. O ano do jubileu, um ano de libertação: Lv 25. Estudos Bíblicos, Petrópolis; São Leopoldo, nº 57, p. 9-23, 1998.
GUERRA, Danilo Dourado. Heróis em Cena: a construção paradigmática contracultual da mesocristologia joanina. Tese (Doutorado em Ciências da Religião), Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2018.
MARQUES, Luiz. “A pandemia incide no ano mais importante da história da humanidade. Serão as próximas zoonoses gestadas no Brasil?”. Disponível em: https://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2020/05/05/pandemia-incide-no-ano-mais-importante-da-historia-da-humanidade-serao-proximas?fbclid=IwAR3Py0rCKbqDbVb-cv1SObkbGBPUNWCPG-qIc9fi4flU5OEiVeT3zHIDZKE. Acesso em: 05 de maio de 2020.
MORIN, Edgar; HAIDT, Jonathan. Lições da pandemia: o despertar para as grandes verdades humanas. Fronteiras do Pensamento, 23.07.2020, s/p. Disponível em: https://www.fronteiras.com/artigos/licoes-da-pandemia-o-despertar-para-as-grandes-verdades-humanas. Acesso em: 04.08.2020.
PIXLEY, Jorge. O sábado: festa e sinal. Revista de Interpretação Bíblica Latino-Americana, Petrópolis, n. 33, p. 23-32, 1999.
REIMER, Haroldo. O antigo Israel. História, textos e representações. São Paulo: Fonte Editorial; Anápolis: Editora da UEG, 2017.
REIMER, Haroldo; RICHTER REIMER, Ivoni. Tempos de graça. O jubileu e as tradições jubilares na Bíblia. São Leopoldo: CEBI; Sinodal; São Paulo: Paulus, 1999.
REIMER, Haroldo; RICHTER REIMER, Ivoni. Sábado e vida digna. Estudos Bíblicos, Petrópolis, n. 100, p. 79-92, 2008.
RICHTER REIMER, Ivoni. Construção de Heterotopias socioculturais nas origens de
comunidades judaico-cristãs. Caminhos, Goiânia, v. 2, n. 1, p. 113-122, 2004.
RICHTER REIMER, Ivoni (org.). Economia no mundo bíblico: enfoques sociais, históricos e teológicos. São Leopoldo: Sinodal; CEBI, 2006.
RIVERO DE GUTIÉRREZ, Maria Gaby. O cuidado com a vida. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 39, n. 3, editorial, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342005000300001. Acesso em: 20mar2021.
SCHROER, Silvia; STAUBLI, Thomas. Simbolismo do Corpo na Bíblia. Tradução: Paulo Ferreira Valério. São Paulo: Paulinas, 2003.
SCHWANTES, Milton. O Direito dos Pobres. São Leopoldo; São Bernardo do Campo: Oikos; Editeo, 2013.
SILVA, Valmor da. Direito à terra, direito à vida: Perspectivas ecológica a partir de Levítico 25. Fragmentos de cultura. Goiânia, v. 26, n. 4, p. 596-606, out./dez. 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.