“A grita endiabrada”: o Ensino Religioso no decurso entre o Império e os primórdios da República

Autores

  • Ademir Valdir dos Santos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Elcio Cecchetti Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ

Palavras-chave:

Ensino Religioso. Laicismo. Ensino Confessional. História da Educação Brasileira.

Resumo

Objetiva caracterizar as relações entre a Igreja e o Estado, quanto ao Ensino Religioso, do Império aos primórdios republicanos, e analisar as influências socioculturais na sua implementação. É uma pesquisa histórico-documental, analisando a imprensa com base em bibliografia concernente. Os resultados mostram os embates entre segmentos a favor do Ensino Religioso confessional e defensores do laicismo. E evidenciam o processo para a reintrodução do Ensino Religioso, que instituiu, em 1931, a facultatividade para os cursos primário, secundário e Normal através do Decreto 19.941.

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Biografia do Autor

Ademir Valdir dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

Docente e pesquisador do Departamento de Estudos Especializados em Educação.

Elcio Cecchetti, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ

Docente e pesquisador do Mestrado em Educação

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Publicado

2021-06-11

Como Citar

Santos, A. V. dos, & Cecchetti, E. (2021). “A grita endiabrada”: o Ensino Religioso no decurso entre o Império e os primórdios da República. Revista Pistis & Praxis, 13(1). Recuperado de https://periodicos.pucpr.br/pistispraxis/article/view/27872