Caminhar juntos (as): os grupos nas adolescências e nas juventudes nas escolas católicas

Autores

  • Jonathan Felix de Souza Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião. http://orcid.org/0000-0002-6459-0543
  • Bruno Márcio de Castro Reis

DOI:

https://doi.org/10.7213/2175-1838.13.03.AO05

Palavras-chave:

Adolescências. Juventudes. Escola Católica. Pastoral Escolar.

Resumo

Este texto objetiva discutir a pastoral escolar com especial atenção aos grupos de adolescentes e jovens. Os grupos são compreendidos, neste texto, como importante espaço de encontro e socialização dos adolescentes e jovens, mas também como espaço de formação e convivência comunitária. Ao se reconhecer a diversidade juvenil e o seu desenvolvimento como processo, refletimos criticamente o cenário da pastoral escolar com as adolescências e juventudes, indicando, ao final, a construção de itinerários formativos abertos, ajustáveis, mas plurais e estratégicos, a fim de colaborar na construção de projetos e processos atentos à formação integral e à realidade sociopolítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jonathan Felix de Souza, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião.

Doutorando e Mestre em Ciências da Religião (PUC Minas), Pedagogo, Administrador, Especialista em Psicologia e Orientação Profissional. Atualmente é Coordenador de Evangelização, Pastoral e Ações Sociais em um colégio confessional em Belo Horizonte. Editor-Chefe da Revista Senso. Bolsista CAPES.

Bruno Márcio de Castro Reis

Psicólogo, mestre em Ciências Sociais pela PUC Minas, especialista em Gestão Pública Municipal pela UNIFESP. Cursa especialização em Gestão Escolar pela USP e especialização em Orientação Educacional pela Universidade Católica Dom Bosco, atua como orientador educacional em um colégio confessional em Belo Horizonte.

Downloads

Publicado

2021-12-22

Como Citar

Souza, J. F. de, & Reis, B. M. de C. (2021). Caminhar juntos (as): os grupos nas adolescências e nas juventudes nas escolas católicas. Revista Pistis & Praxis, 13(3). https://doi.org/10.7213/2175-1838.13.03.AO05