O toque inefável de Deus na alma-da-alma: reflexões sobre a mística em Edith Stein
DOI:
https://doi.org/10.7213/2175-1838.13.espec.DS14Palavras-chave:
Edith Stein. Mística cristã. Conhecimento da alma. Fenomenologia.Resumo
O presente artigo discute a mística em Edith Stein a partir da análise fenomenológica da experiência mística carmelina. Apresenta elementos de compreensão da busca da verdade e seu sentido. A mística em Edith Stein é existencial, relacional, encarnada e trinitária. A conversão ao cristianismo conduz a filósofa à compreensão do caminho fenomenológico, perpassado pelo pensamento de Tomás de Aquino que contribui no esclarecimento do conceito de Deus e do ser humano como pessoa, um ser livre aberto à transcendência. No seu itinerário investigativo estabelece uma conexão entre teologia e filosofia e entre saber e crer. A experiência mística é discutida como fenômeno religioso, que se dá no sujeito místico e se comunica por meio de símbolos ou testemunhos. Ela analisa este fenômeno a partir da experiência São João da Cruz e Teresa D’Ávila. A vivência mística pressupõe o conhecimento e a fé, é uma realidade própria, experienciada, vivida, testemunhada e documentada de encontro com Deus, Verbo divino Encarnado. A teologia mística tem seu ápice na Ciência da Cruz, vida vivida em conformidade com este símbolo. A experiência mística atravessa a complexa unidade de corpo, psique e alma e as complexas unidades de sentido das vivências. A alma é o “lugar” da união mística e a Trindade é “lugar” da comunhão pela qual é possível ascender “para” Cristo, quando se está “em” Cristo. O caminho da mística é o encontro com Deus que, sendo o Amor eterno, apresenta-se como um fogo devorador. “Deus é amor”. Ser possuído por Deus, quando o espírito estiver preparado, é inflamar-se em amor.
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