Michel Foucault e o feminismo: algumas ferramentas conceituais
DOI:
https://doi.org/10.7213/2175-1838.13.espec.DS01Palavras-chave:
Normalização, Feminismo, Contraconduta, Atitude crítica, ÉticaResumo
Neste artigo, indico como as análises de Michel Foucault podem fornecer algumas ferramentas conceituais para a crítica feminista. Inicio pela identificação dos processos de normalização que produzem o indivíduo moderno e como eles definem os papéis sociais a serem exercidos pelas mulheres. Aponto, em seguida, como seria possível caracterizar as resistências a esses processos de normalização disciplinar e governamental mediante noções, tais como contracondutas e atitude crítica. Sugiro, enfim, como o papel ocupado pelas mulheres na vida social e a função da maternidade que dela faz parte podem ser modificados.
Downloads
Referências
FOUCAULT, M. Surveiller et punir. Naissance de la prison. Paris: Gallimard, 1975. (Coll. Bibliothèque des Histoires).
FOUCAULT, M. Le Sujet et le pouvoir. In: FOUCAULT, M. Dits et écrits, II. 1976-1988. Paris: Quarto/Gallimard, 2001a. p. 1041-1062.
FOUCAULT, M. Qu’est-ce que la critique? In: FOUCAULT, M. Qu’est-ce que la critique? Suivi de la culture de soi. Org. de Henri-Paul Fruchaud et Daniele Lorenzini. Paris: Vrin, 2015.
FOUCAULT, M. Sécurité, territoire, population. Cours au Collège de France,1977-1978. Édition établie par François Ewald et Alessandro Fontana, par Michel Senellart. Paris: Gallimard/ Seuil, 2004. (Coll. Hautes études).
FOUCAULT, M. L'Herméneutique du sujet. Cours au Collège de France, 1981-1982. Édition établie par François Ewald et Alessandro Fontana, par Frédéric Gros, Paris: Seuil/Gallimard, 2001b. (Coll. Hautes études).
MACHEREY, P. Le sujet et les normes. Paris: Éditions Amsterdam, 2014.
MCLAREN, M. A. Foucault, Feminismo e Subjetividade. Trad. Newton Milanez. São Paulo: Intermeios, 2016.
RAGO, M.; PELEGRINI, M. Neoliberalismo, Feminismos e Contracondutas: perspectivas foucaultianas. São Paulo: Intermeios, 2019.
SOUZA CANDIOTTO, J. de F. Direitos humanos, teologia e relações de gênero. Estudos Teológicos, São Leopoldo, v. 60, n. 1, p. 55-68, jan./jun. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.