Hermenêutica Feminista da Suspeita como possibilidade de superação de epistemologias teológicas excludentes
DOI:
https://doi.org/10.7213/2175-1838.13.espec.DS17Palavras-chave:
Hermenutica. Suspeita. Mulheres. Bíblia. Teología.Resumo
O artigo desenvolve uma das dimensões da hermenêutica teológica, que pode ser denominada de hermenêutica feminista da suspeita. Ela objetiva confrontar os textos canônicos reconhecidos como patriarcais e distinguir entre sua roupagem cultural e a mensagem a ser transmitida. A suspeita reside nessa roupagem, que normalmente associa a mensagem divina a uma linguagem e significação masculinas, a partir quais as mulheres parecem estar ausentes ou inativas. A hermenêutica feminista da suspeita objetiva reposicionar as mulheres e realçar suas ações no seio dos textos sagrados e eclesiais, de maneira que deixem de ser desqualificadas como meras coadjuvantes e auxiliares. Em um primeiro momento, estuda-se a relação entre hermenêutica teológica e hermenêutica teológica feminista; em seguida, o artigo especifica a hermenêutica da suspeita, especialmente como ela é praticada pela teóloga Elsa Tamez.
Downloads
Referências
BOFF, C. Teologia e Prática: Teologia do Político e suas Mediações. Petrópolis: Vozes, 1978.
BOHN GASS, L. Porta de entrada: A serviço da leitura libertadora da Bíblia. 9. ed. São Leopoldo: CEBI; São Paulo: Paulus, 2007. p. 93-94. (Série Uma introdução à Bíblia, v. 1)
BORNKAMM, G. Bíblia: Novo Testamento - introdução aos seus escritos no quadro da história do cristianismo primitivo. São Paulo: Editora Teológica, 2003.
BULTMANN, R. Jesus Cristo e mitologia. São Paulo: Editora Novo Século, 2000.
CEBI. Hermenêutica Feminista e Gênero, n. 155/156, São Leopoldo/RS, 2000.
CROATTO, S. J. Hermenêutica bíblica: Para uma teoria da leitura como produção de significado. São Leopoldo, RS: Sinodal; São Paulo: Paulinas, 1986.
CULLMAN, O. Cristologia do Novo Testamento. São Paulo: Editora Líber, 2001;
DEIFELT, W. Os primeiros passos de uma hermenêutica feminista: a Bíblia das Mulheres, editada por Elisabeth Cady Stanton. Estudos Teológicos, n. 32, p. 5-14, 1992.
FERRARIS, M. Historia de la hermenéutica. Madrid: Ediciones Akal, 2000.
E. S. Caminhos da sabedoria: uma Introdução à Interpretação bíblica feminista. São Bernardo do Campo, SP: Nhanduti Editora, 2009.
GEBARA, I. Hermenéutica Bíblica Feminista. In: TEPEDINO, A. M.; AQUINO, M. P. (Orgs.). Entre la indignación y la Esperanza. Teología Feminista Latinoamericana. Bogotá: Indo-American Press Service Ltda, 1998. p. 90-111.
GEFFRÉ, C. Como fazer teologia hoje: hermenêutica teológica. São Paulo: Paulinas, 1989.
GIBELLINI, R. A outra voz da teologia: esboços e perspectivas de teologia feminista. In: LUNEN-CHENU, M. T.; GIBELLINI, R. Mulher e Teologia. São Paulo: Loyola, 1992. p. 71-133.
HEIDEGGER, M. Ser e Tempo. Trad. Fausto Cstilho. Campinas: Editora da UNICAMP, 2012. (Muitilíngues de Filosofia UNICAMP).
MEE, T. O que consideramos que seja uma Hermenêutica de Gênero? In: AA. VV. Hermenêutica Feminista e Gênero. São Leopoldo: CEBI, 2000. p. 39-42.
MARTÍNEZ, J. M. Hermenéutica bíblica: cómo interpretar las sagradas escrituras. Barcelona: Terrasa, 1984.
NOGUEIRA, P. Os métodos histórico-críticos: pressupostos e pautas para renovação, Estudos teológicos, v. 59, n.2, 2019. p. 296-310.
PONTIFÍCIA COMISSÃO BÍBLICA. A interpretação da Bíblia na Igreja. 6. ed. São Paulo: Paulinas, 2004.
RICOEUR, P. De l’interpretation. Essai sur Freud. Seuil: Paris, 1965.
RUSSEL, L. M. Interpretación feminista de la Bíblia. Bilbao: Desclée de Brouwer, 1995.
SAKENFELD, K. D. Usos feministas de los materiales bíblicos. In: RUSSEL, L. M. (Ed.) Interpretación bíblica feminista de la Biblia. Trad. Ramón Alfonso Díez Aragon. Bilbao: Desclée de Brouwer, 1995. p. 65-76.
TABORDA, F. Feminino e teologia feminista no primeiro mundo - breve panorâmica para uma primeira informação, Perspectiva Teológica, n. 22, p. 311-337, 1990.
TAMEZ, E. La hermenêutica bíblica feminista en Iberoamérica. In: MARCOS, S. (Org.). Religión y Gênero. Madrid: Editorial Trotta, S.A. 2004, p. 41-65.
TAMEZ, E. Luchas de poder en los Orígenes del cristianismo: Un estudio de la Primera Carta a Timoteo. Santander: Sal Terrae, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.