“Le masculin et le féminin”: A propósito de um capítulo insólito do Traité des Vertus, de Vladimir Jankélévitch
DOI:
https://doi.org/10.7213/2175-1838.13.espec.DS08Palavras-chave:
Virtude. Fidelidade. Coragem. Vladimir Jankélévitch.Resumo
O Traité des vertus de Vladimir Jankélévitch consiste num grande fresco de moral especulativa e, ao mesmo tempo, num aturado exercício espiritual. Nele se procede a um renovamento da problemática da(s) virtude(s): delas se propõe uma tábua subtil, mas sobretudo se indaga o estatuto e persegue a natureza entre a inclinação natural, a disposição construída, a inspiração criadora, ou a instantaneidade da intenção boa. Podemos afirmar que esta obra entra em sintonia com a crítica feminista ao cunho androcêntrico da "ética das virtudes", tanto tradicional como contemporânea. Na secção Le masculin et le féminin, encerrando o capítulo Le courage et la fidélité, o autor mobiliza inicialmente alguns pressupostos habituais do "eterno feminino" para dirgir-se a uma superação da "alternativa" do feminino (fiel) e do masculino (corajoso) na virtude plena do "humano integral", suscitada pelo amor, súmula e fonte de todas as virtudes. Além de virtudes femininas e virtudes masculinas importa a superação areteológica dos binómios do comportamento moral.
Downloads
Referências
ANSCOMBE, E. Modern Moral Philosophy. In: CRISP, R.; SLOTE, M. (ed.) Virtue Ethics. Oxford; New York: Oxford University Press, 1997. (1.º ed.: Philosophy, vol. 33, No. 124, (Janeiro 1958). 30-31
BEATO, J. M. O Cuidado Como Virtude: um Diálogo Entre a Ética das Virtudes e a Ética do Cuidado. Revista Portuguesa de Filosofia, v. 76, n. 1, p. 285–318, 2020.
BERGES, S. A Feminist Perspective on Virtue Ethics. Houndmills, Basingstoke, Hampshire; New York: Palgrave Macmillan, 2015.
BRUGÈRE, F. La sollicitude: la nouvelle donne affective des perspectives féministes. Esprit, Janvier, p. 123-140, 2006.
GILLIGAN, C. In a different voice: Psychological theory and women’s development. Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press, 1983.
JANKÉLÉVITCH, V. Traité des vertus I: Le sérieux del'intention. 2ª ed. Paris: Bordas/Mouton, 1968.
JANKÉLÉVITCH, V. Traité des vertus II: Les vertus et l'amour. 2ª ed. Paris/Montréal: Bordas, 1970.
JANKÉLÉVITCH, V. Traité des vertus III: L'innocence et la méchanceté. 2ª ed. Paris/Montréal: Bordas, 1972.
OKIN, S. M. Feminism, moral development, and the virtues. In: CRISP, R. How should one live? Essays on the virtues. Oxford: Clarendon Press, 1996. p. 211-231.
SUPERSON, A. Feminist Ethics. In: MILLER, C. The Continuum companion to ethics. London: Continuum, 2011. 215-244.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.