Religião débil da caridade: O cristianismo não religioso em debate

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/2175-1838.12.003.DS08

Palavras-chave:

cristianismo não religioso, religião, pensamento débil, sacrifício, esperança

Resumo

O nosso objetivo neste artigo é analisar o cristianismo não religioso como uma religião débil, centrada na caridade, comprometida com a solidariedade e com o sonho de que os povos vivam a fraternidade, a justiça e a paz. Justifica este objetivo, a formulação desse cristianismo feita pelo italiano Gianni Vattimo, em que predomina a concentração na caridade articulada com a kenosis do Verbo, para apresentar um cristianismo encarnado na história humana. Além disso, esse filósofo levou a sua tese para o debate, em momentos diversos, com Richard Rorty, René Girard e John Caputo, favorecendo que a sua proposta se torne ainda mais densa por possibilitar pensar o cristianismo como religião débil da caridade. Para atingir esse objetivo, apresentar-se-á o cristianismo não religioso vattiminiano, seguindo algumas obras do autor; expor-se-á o debate junto aos pensadores supracitados de modo a suscitar três questões inferidas do próprio debate, evitando construir uma discussão meramente historiográfica. No entanto, buscar-se-á a construção de uma análise histórica, filosófica e teológica para mostrar a debilidade do cristianismo ao se concentrar na caridade, no seu caráter emancipador e na força de promover a fraternidade, a solidariedade e a paz.

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Biografia do Autor

Paulo Sérgio Lopes Gonçalves, PUC-Campinas

Doutor em Teologia pela Pontificia Università Gregoriana (Roma, Itália), pós-doutor em Filosofia pela Universidade de Évora (Évora, Portugal), Pós-doutor em Teologia pela FAJE (Belo Horizonte, Brasil). É docente-pesquisador do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências da Religião e docente dos curso de graduação em Teologia e em Filosofia.

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Publicado

2020-12-14

Como Citar

Lopes Gonçalves, P. S. (2020). Religião débil da caridade: O cristianismo não religioso em debate. Revista Pistis & Praxis, 12(3). https://doi.org/10.7213/2175-1838.12.003.DS08