Reflexões sobre o Ofício Divino à luz do Documento de Aparecida
DOI:
https://doi.org/10.7213/revistapistispraxis.07.002.ao02Palavras-chave:
Ofício Divino, Inculturação, Espiritualidade, Mistagogia.Resumo
O presente estudo tem como proposta desenvolver uma reflexão sobre a Liturgia das Horas e sua forma adaptada, o Ofício Divino das Comunidades, sob o prisma do Documento de Aparecida. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, adotando como instrumento de análise a revisão bibliográfica. Fomentou-se a discussão da relação do Ofício Divino com o sacerdócio comum de todo o povo de Deus; a sua proposta de ressignificação da realidade humana, apresentando a unidade de seu sentido; a possível tensão existente entre a forma inculturada do rito em uma realidade latino-americana sua edição típica romana; as oportunidades de aprofundamento mistagógico da fé; bem como sua característica como fonte de espiritualidade e meditação bíblica.
Downloads
Referências
BECKHÄUSER, A. O sentido da Liturgia das Horas. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1995.
BUYST, I. Mística e liturgia: beba da fonte! São Paulo: Paulinas, 2006.
CATECISMO da Igreja Católica. São Paulo: Loyola, 1999.
CANOPI, A. M. É doce louvar-te: lectio divina sobre os salmos. São Paulo: Paulinas, 2000.
CARPANEDO, P. O Salmo no Ofício. In: ESPIRITUALIDADE litúrgica a partir do
Ofício Divino das Comunidades. São Paulo: Paulus, 2003. (Coleção Cadernos de Liturgia, v. 12).
CARTA de juiz de fora. In: LITURGIA e subjetividade. São Paulo: Paulus, 1998. (Coleção Cadernos de Liturgia, v. 9).
CONCÍLIO VATICANO II. Sacrosanctum Concilium. In: COMPÊNDIO do Vaticano II: constituições, decretos, declarações. Petrópolis: Vozes, 2000.
p. 257-306.
CONCÍLIO VATICANO II. Lumen Gentium. In: COMPÊNDIO do Vaticano II: constituições, decretos, declarações. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 37-117. CONGREGAÇÃO PARA O CULTO DIVINO. Instrução geral sobre a Liturgia das Horas. In: OFÍCIO Divino: Oração das Horas. São Paulo: Paulinas, Paulus, Ave-Maria; Petrópolis: Vozes, 1996, p. 10-52.
CONSELHO EPISCOPAL LATINO-AMERICANO – CELAM. Documento de Aparecida [DAp]. Brasília: Edições CNBB; São Paulo: Paulus; Paulinas, 2007.
CONSELHO EPISCOPAL LATINO-AMERICANO. Manual de liturgia: a celebração do mistério pascal. São Paulo: Paulus, 2004. v. 1.
COMBLIN, J. As sete palavras-chave do Concílio Vaticano II. In: LORSCHEIDER, A. et al. Vaticano II: 40 anos depois. São Paulo: Paulus, 2005.
CONGREGAÇÃO PARA O CULTO DIVINO E DISCIPLINA DOS SAGRAMENTOS. Diretório sobre piedade popular e liturgia. São Paulo: Paulinas, 2003.
ELIADE, M. O sagrado e o profano. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
FONSECA, J. Cantando a missa e o ofício divino. São Paulo: Paulus, 2004.
LEBON, J. Para viver a liturgia. São Paulo: Loyola, 1993.
LUTZ, G. História, teologia e estrutura da Liturgia das horas. In: ESPIRITUALIDADE litúrgica a partir do Ofício Divino das Comunidades. São Paulo:
Paulus, 2003. (Cadernos de Liturgia, v. 12).
PAULO VI. Constituição Apostólica sobre o Ofício Divino. In: LITURGIA das Horas I: tempo do advento e do Natal. São Paulo: Paulinas, Paulus, Ave Maria; Petrópolis: Vozes, 1995.
PAULO VI. Constituição Apostólica Laudis canticum. 1970. Disponível em: . Acesso em: 29 set. 2014.
TRUDEL, J. O lugar das emoções e dos sentimentos na liturgia. In: LITURGIA e subjetividade. São Paulo: Paulus, 1998. (Coleção Cadernos de Liturgia, v. 9).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.