Imagens de Deus na Evangelium Vitae: o diálogo inter-religioso a favor da vida
DOI:
https://doi.org/10.7213/revistapistispraxis.07.003.ds07Palavras-chave:
Imagens de Deus. Evangelium Vitae. Diálogo inter-religioso.Resumo
Variadas são as imagens de Deus que perpassam as narrativas sagradas, o simbolismo cultural e, especificamente, o imaginário religioso das pessoas. Carregam consigo dimensões positivas e negativas, que aprisionam e que libertam. A encíclica Evangelium Vitae, ao discutir o valor e a inviolabilidade da vida humana, também lida com estas imagens. Critica a ‘cultura da morte’ e estimula a ‘cultura da vida’ propondo a promoção desta como condição para construção da paz. Utilizando a pesquisa teórica, este artigo tem por objetivo compreender as imagens de Deus que a encíclica enfatiza e verificar se elas favorecem o diálogo inter-religioso em prol do cuidado com a vida humana. Diálogo este percebido como possibilidade de aprofundamento e de fortalecimento da própria identidade que, na abertura e na alteridade, favorece e estimula transformações coletivasDownloads
Referências
AMALADOSS, M. Pela estrada da vida. São Paulo: Paulinas, 1996.
BOFF, L. O pai nosso: a oração da libertação integral. 13. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.
BUBER, M. Eu e tu. São Paulo: Cortez e Moraes, 1977.
CARAVIAS, J. L. O Deus de Jesus. Petrópolis: Vozes, 1987.
BERGER, P. Religião e construção do mundo. In: BERGER. Peter. Dossel sagrado. São Paulo: Paulinas, 1985.
BINGEMER, M. C. (Org.). Violência e religião: três religiões em confronto e diálogo. São Paulo: Loyola/PUC Rio, 2001.
ESTRADA, J. A. Imagens de Deus: a filosofia ante a linguagem religiosa. São Paulo:Paulinas, 2007.
EV. Carta encíclica Evangelium Vitae do Sumo Pontífice João Paulo II. 25 mar. 1995. Disponível em: <http://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/encyclicals/documents/hf_jp-ii_enc_25031995_evangelium-vitae_po.html>. Acesso em: 10 ago. 2014.
GRÜN, A. Reconciliar-se com Deus: curando as feridas da alma. Petrópolis: Vozes, 2014.
HUMANITAS. La encíclica de Evangelium Vitae de Juan Pablo II: a 15 anos de su publicación. n. 24. 2011. Disponível em: <http://www.humanitas.cl/html/destacados/cuaderno24.pdf>. Acesso em: 10 set. 2014.
LIBANIO, J. B. Linguagens sobre Jesus: de Cristo carpinteiro a Cristo cósmico. São Paulo: Paulus, 2013.
KONINGS, J. A imagem de Deus na Bíblia. In: BOGAZ, A. S.; COUTO, M. A. Deus, onde estás?: a busca de Deus numa sociedade fragmentada. São Paulo: Loyola, p. 21-48, 2001.
MAGIS. A carta encíclica Evangelium Vitae refletindo sobre o valor incomparável da vida humana. In: Cadernos de fé e cultura. PUC Rio, Rio de Janeiro, n. 10, 1996. Disponível em: <http://www.clfc.puc-rio.br/pdf/fc10.pdf>. Acesso em: 10 set. 2014.
MESLIN, M. Desejo do pai e paternidade divina. In: MESLIN, M. A experiência humana do divino: fundamentos de uma antropologia religiosa. Petrópolis: Vozes, p.249-267, 1992.
PANASIEWICZ, R. Categorização de experiências transcendentais: uma leitura da religiosidade, da fé e da religião. In: Pistis e Praxis. Curitiba, n.2, v.5, p. 587-611, jul./dez. 2013. Disponível em:. Acesso em: 10 set. 2014.
PANASIEWICZ, R. Os níveis os as formas de diálogo inter-religioso: uma leitura a partir da teologia cristã. In: Horizonte. Belo Horizonte, n.3, v.2, p. 39-54, 2003.Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/
view/597/624>. Acesso em: 15 set. 2014.
ROOY, S. H. Imagens de Deus na história da igreja e sua relevância atual. In: Estudos Teológicos. Porto Alegre, n.2, v.15, 1975. Disponível em: <http://periodicos.est.edu.br/index.php/estudos_teologicos/article/view/1420/1370>. Acesso em: 28 set.2014.
SOBRINO, J. O aparecimento do Deus da vida em Jesus de Nazaré. In: RICHARD, P. (et al). A luta dos deuses: os ídolos da opressão e a busca do Deus libertador. São Paulo: Paulinas, 1985.
SUNG, J. M. Experiência de Deus: ilusão ou realidade? São Paulo: FTD, p. 20-34, 1991.
TEIXEIRA, Faustino. O diálogo inter-religioso. In: TEIXEIRA, Faustino; DIAS, Zwinglio M. Ecumenismo e diálogo inter-religioso: a arte do possível. São Paulo:Santuário, p. 119-221, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.