Pós-humanismo e o humanum: tensão e caminhos possíveis
DOI:
https://doi.org/10.7213/revistapistispraxis.07.003.ds06Palavras-chave:
Antropotécnica, Pós-Humanismo, Ontologia Hermenêutica, Metafísica.Resumo
Objetiva-se neste artigo analisar filosoficamente as tensões causadas pelos pós-humanismo, em que se manifesta intensa e densamente a tecnociência como uma antropotécnica para compreender o homem, apontando perspectiva que levam a caminhos distintos para tornar o humanum digno de seu ser em sua cultura, simbologia e linguagem. Justifica-se este objetivo na necessidade apontada pela carta encíclica Evangelium Vitae de se pensar a vida, a partir da tensão entre o pós-humanismo presente na tecnociência e a visão filosófica referente à essência do homem. Para atingir este objetivo, apresentar-se-á a tensão fundamental referente ao homem, causada pela antropotécnica. Em seguida, serão discutidas as características do homem pós-humano ou propriamente a antropotécnica. Por fim, serão apresentadas três perspectivas que apontam o modo de refletir sobre a tecnociência ou o estado do pós-humanismo, a saber: a articulação entre antropologia ontoteológica e antropotécnica, a metafísica do ser e a ontologia hermenêutica. Espera-se que a exposição apresente a possibilidade do pluralismo, a superação de todo tipo de dogmatismo e, principalmente, a necessidade de que toda reflexão sobre este assunto seja meditada esperançosa de que contribui para a emergência do novum do humanum.Downloads
Referências
FOUCAULT, M. Histoire de la sexualité tome 1: La volonté de savoir. Paris: Gallimard, 1976.
FRIPPIAT, L. Chapitre 2. L'amélioration technique de l'être humain: introduction aux différents courants du débat. Journal International de Bioéthique. n. 3, v. 22, p. 33-50, 2011.
GOFFETTE, G. Naissance de l´anthorpotechnie: De la médicine au modelage de l´humain. Paris: Vrin, 2006.
HEIDEGGER, M. Marcas do Caminho. Petrópolis: Vozes, 2008.
HEIDEGGER, M. Ensaios e Conferências. Petrópolis: Bragança Paulista, 2002.
HEIDEGGER, M. Serenidade. Lisboa: Piaget, 2000.
HEIDEGGER, M. Sein und Zeit. Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann, 1977.
HEIDEGGER, M. Die Grundprobleme der Phänomenologie. Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann, 1975.
HOTTOIS, G. Dignité e diversité des hommes. Paris: Vrin 2009.
HOTTOIS, G. Essais de philosophie bioéthique et biopolitique. Paris: Vrin, 1999.
HOTTOIS, G. Entre symboles & Technosciences: Un itinéraire philosophique. Syssel: Champ Vallon, 1996.
HOTTOIS, G. Le signe et la technique: La philosophie à la preuve de la technique. Paris: Aubier, 1984.
JOÃO PAULO II. Carta encíclica Evangelium Vitae. In: AAS 87. p. 401-522, 1995.
LEÃO XIII. Carta encíclica Aeternis Patris. in AAS 12. p. 97-115, 1879.
LIMA VAZ, H. C. de. Escritos de Filosofia VII: Raízes da modernidade. São Paulo: Loyola, 2002.
RICOEUR, P. O Justo ou a Essência da Justiça. Lisboa: Instituto Piaget, 1997.
VATTIMO, G. Depois da Cristandade: Por um Cristianismo não-religioso. Rio de Janeiro, São Paulo: Record, 2004.
VATTIMO, G. O Fim da Modernidade: Niilismo e hermenêutica na cultura pósmoderna. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
VON HERMANN, F. W. Heideggers Grundprobleme der Phänomenologie: Zur “Zweiten Hälfte” von “Sein und Zeit”. Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann, 1991.
WEIZSÄCKER C. F. von. Der Garten des Menschlichen: Beiträge zur geschichtlichen Anthropologie. München: Carl Hauser, 1978.
ZUBEN, N. A. von. Bioética e Tecnociências: A saga de Prometeu e a esperança paradoxal. Bauru: USC, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.