O centenário de uma riqueza cultural: festa de São Sebastião em Jarilândia, distrito de Vitória do Jari/Amapá

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/2175-1838.11.003.AO05

Palavras-chave:

Jarilândia. Festa de São Sebastião. Patrimônio Cultural. Amapá

Resumo

Este estudo aborda o Centenário de uma riqueza cultural: a festa de São Sebastião em Jarilândia, distrito de Vitória Do Jari/Amapá. O estudo, numa perspectiva geral, visa analisar a importância da Festa de São Sebastião para a comunidade de Jarilândia. Trata-se de uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa e descritiva com a colaboração de moradores mais antigos da comunidade. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados a análise de documentos, questionários e entrevistas. Os resultados indicam que o Distrito de Jarilândia apresenta características culturais e religiosas peculiares, em um contexto amazônico: elementos de origem africana no tocar de seus instrumentos, na récita de ladainhas de herança católica, com culinária e modos próprios de festejar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Piedade Lino Videira, Universidades Federal do Amapá

Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Macapá, Brasil. Mestre e Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará UFC, Brasil. Docente do Mestrado em Educação da UNIFAP. Líder do Grupo de Estudo, Pesquisa, Extensão e Intervenção em Corporeidade, Artes, Cultura e Relações Étnico-raciais com ênfase em Educação Quilombola certificado pelo CNPq. Coordenadora Geral do Núcleo de Estudos Afro – brasileiros – NEAB/UNIFAP. E-mail: [email protected]

Elivaldo Serrão Custódio, Universidade Federal do Amapá

Pós-Doutor em Educação pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Doutor em Teologia pela Faculdades EST, em São Leopoldo/RS. Mestre em Direito Ambiental e Políticas Públicas pela Universidade Federal do Amapá. Pedagogo, Matemático e Teólogo. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Educação, Interculturalidade e Relações Étnico-Raciais (UNIFAP/CNPq). Editor Associado da Revista Identidade da Faculdades EST. Atualmente é professor permanente no Mestrado em Educação (PPGED/UNIFAP) e professor do Curso de Pedagogia da Faculdade Madre Tereza em Santana/Amapá/Brasil. E-mail: [email protected]

Eliventon Inajosa da Silva, Universidade Federal do Amapá

Universidades Federal do Amapá (UNIFAP), Macapá, Brasil. Pedagogo pela UNIFAP. E-mail: [email protected]

Luã Bueno Alho, Universidades Federal do Amapá

Universidades Federal do Amapá (UNIFAP), Macapá, Brasil. Pedagogo pela UNIFAP. E-mail: [email protected]

Referências

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988.

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Censo Populacional 2010. Disponível em <https://www.ibge.gov.br/>. Acesso em: 11 nov. 2015.

BURKE, P. Hibridismo Cultural. São Leopoldo: Ed. Unisinos, 2006.

GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de janeiro: LTC, 2013.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. 7. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

LARAIA, R. B. Cultura: Um conceito antropológico. 14. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

MAUÉS, R. H.; VIEIRA, C. G. et al. (orgs.). Diversidade biológica da Amazônia. Belém: Museu Paraense Emílio Goeldi, 2001. p. 253-272.

OLIVEIRA, M. M. Como fazer pesquisa qualitativa. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

VIDEIRA, P. L. Marabaixo dança afrodescendente: significando a identidade étnica do negro amapaense – Fortaleza: Edições UFC, 2009.

Downloads

Publicado

2019-12-20

Como Citar

Videira, P. L., Custódio, E. S., da Silva, E. I., & Alho, L. B. (2019). O centenário de uma riqueza cultural: festa de São Sebastião em Jarilândia, distrito de Vitória do Jari/Amapá. Revista Pistis & Praxis, 11(3). https://doi.org/10.7213/2175-1838.11.003.AO05