Uma reflexão sobre as igrejas isocristãs à luz do pensamento sobre o “demônico” em Paul Tillich
DOI:
https://doi.org/10.7213/2175-1838.11.002.AO06Palavras-chave:
demônico, Tillich, isocristão, Igreja Universal, Igreja MundialResumo
Este artigo tem como objetivo fazer uma análise teológica de dois grupos religiosos em solo brasileiro identificados como “isocristãos”, a partir do pensamento do “demônico” em Paul Tillich. Principia-se argumentando como poderiam ser classificados determinados grupos dentro do neopentecostalismo, identificando as Igrejas Universal do Reino de Deus e Mundial do Poder de Deus como grupos não cristãos. Tenta-se demonstrar de forma introdutória que grupos religiosos como estes não podem mais ser considerados como neopentecostais, mas como algo parecido; destarte, estas seriam igrejas isocristãs. Em seguida, inicia-se uma elocubração teológica a partir da ideia de Tillich sobre o “demônico”, explicando a relação deste pensamento tillichiano com estas igrejas isocristãs, haja vista que a demonologia e a demonopráxis tem sido o elemento hermenêutico central comum ao redor do qual gravitam todas as doutrinas e práticas litúrgicas do movimento. Por fim, ao se demonstrar à luz do pensamento de Paul Tillich as ambiguidades destas, acaba por apresentar que uma igreja é uma comunidade de paz e amor, diverso do pensamento das duas igrejas em análise as quais procuram diabolizar e esconjurar a religião do outro.
Downloads
Referências
BITTENCOURT FILHO, J. Novos movimentos religiosos na igreja e na sociedade. São Paulo: Edições Ave Maria, 1996.BITTENCOURT FILHO, J. Matriz religiosa brasileira: religiosidade e mudança social. Petrópolis/Rio de Janeiro: Vozes/KOINONIA, 2003.
CAMPOS, L. S. Teatro, templo e mercado: organização e marketing de um empreendimento neopentecostal. Petrópolis: Vozes, 1997.
FRESTON, P. Protestantes e política no Brasil: da Constituinte ao impeachment. 1993. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Estadual de Campinas, 1993.
HORTAL, J. A Igreja e os novos grupos religiosos: estudos da CNBB 68. São Paulo: Paulinas, 1993.
MARIANO, R. Mudanças no campo religioso brasileiro no Censo 2010. Debates do NER, v. 2, n. 24, 2013.
MARTINS, J. G. Sai Satanás: a demonologia e a demonopráxis como eixo hermenêutico principal da Igreja Universal do Reino de Deus. Tese (Doutorado em Ciências da Religião) - São Bernardo do Campo, Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), 2005.
OLIVA, M. O diabo no reino de Deus: por que proliferam as seitas? São Paulo: Musa, 2007.
ORO, A. P.; TADVALD, M. A Igreja Universal do Reino de Deus no espaço público religioso global. Sociologia: Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, v. XXXVI, p. 51-69, 2018.
https://doi.org/10.21747/08723419/soc36a3
TILLICH, P. Teologia Sistemática. São Paulo: Paulinas & Sinodal, 1984.
TILLICH, P. História do pensamento cristão. Trad. Jaci Maraschin. São Paulo: STE, 1988.
TILLICH, P. Perspectivas da Teologia Protestante nos séculos XIX e XX. Trad. Jaci Maraschin. São Paulo: ASTE, 1986.
TILLICH, P. A Era Protestante. Trad. Jaci Maraschin. São Bernardo do Campo: Ciências da Religião e Traço a Traço Editorial, 1992.
TILLICH, P. Amor, poder e justiça. São Paulo: Novo Século, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.