Espiritualidade e integridade da criação: uma nova percepção da atitude ecológica do ser humano a partir de Gênesis 2,15
DOI:
https://doi.org/10.7213/2175-1838.13.002.AO02Palavras-chave:
Integridade, Criação, Espiritualidade, Crise ambiental.Resumo
As questões referentes à crise socioambiental demandam os esforços de todos os saberes e de todos os seres humanos em busca de possíveis caminhos para superá-la e para resguardar o princípio de vida. Como forma de contribuir para a reflexão do atual cenário socioambiental, o presente artigo, através de abordagem qualitativa e bibliográfica, busca, no texto bíblico de Gênesis 2,15, elementos que ajudem os seres humanos a promoverem uma nova percepção de suas atitudes ecológicas, a partir da espiritualidade e da integridade da criação.
Downloads
Referências
BOFF, L. Crise: oportunidade de crescimento. Campinas: Verus, 2002.
BOFF, L. Ecologia: teologia e espiritualidade. In: MOURA, M. C. O. (Org.). Ecologia e espiritualidade: os gritos da Mãe-Terra. Goiânia: Ed. da UCG, 2007. p. 99-115.
BOFF, L. A opção-Terra: a solução para a Terra não cai do céu. Rio de Janeiro: Record, 2009.
BOFF, L. Saber cuidar: ética do humano – compaixão pela terra. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2012.
BOFF, L. Ecologia: grito da Terra, grito dos pobres: dignidade e direitos da Mãe Terra. Ed. rev. e ampl. Petrópolis: Vozes, 2015.
CARTA DA TERRA, 2000. Disponível em: http://www.mma.gov.br/estruturas/agenda21/_arquivos/carta_terra.pdf. Acesso em 23 abr. 2018.
CASALDÁLIGA, P. Nossa Espiritualidade. 3. ed. São Paulo: Paulus, 2003.
CUNHA, R. I. A. (Org.). Criação de um outro mundo, Gênesis 1-11: nossa criação de um outro mundo possível. São Leopoldo: Cebi, 2007.
DIAS, M. J. M. Justiça, Paz e Integridade da criação. Relatório de projeto (Mestrado em Ciências da Religião) — Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Faculdade de Ciência Política, Lusofonia e Relações Internacionais, Lisboa, 2012.
FÁVERO, A. C. M. Compromisso da Igreja com o Homem. São Paulo: Loyola, 1981.
FRANCISCO. Carta Encíclica Laudato Si’: sobre o cuidado da casa comum. 1. ed. São Paulo: Paulinas, 2015.
LARRAÑAGA, I. O Irmão de Assis. 9. ed. São Paulo: Paulinas, 1980.
LOPES, M. O que entendemos por “Ecoespiritualidade”. Revista Ribla, São Paulo, n. 65, p. 15-22, 2010.
REIMER, H. Toda Criação: Ensaios de Bíblia e Ecologia. São Leopoldo: Oikos, 2006.
REIMER, H. Hermenêutica ecológica de textos bíblicos. In: MOURA, M. C. O. (Org.). Ecologia e espiritualidade: os gritos da Mãe-Terra. Goiânia: Ed. da UCG, 2007. p. 15-28.
RICHTER REIMER, I. Criação e Bíblia. In: BEOZZO, J. O. (Org.). Ecologia: cuidar da vida e da integridade da criação. São Paulo: Paulus, 2006. p. 115-150.
SCHWANTES, M.; GEBARA, I.; JARSCHEL, H.; ANJOS, M. F.; SOUZA, L. R.; SILVA, A. A.; BORAN, J.; BEOZZO, J. O. (org.). Curso de verão: ano V. São Paulo: Paulinas, 1991.
SECONDIN, B. Espiritualidade em diálogo: novos cenários da experiência espiritual. Tradução Tomás Belli. São Paulo: Paulinas, 2002.
SHELDRAKE, P. Espiritualidade de teologia: vida cristã e fé trinitária. Trad. Ricardo Gouveia. São Paulo: Paulinas, 2005.
VENTURA, T. Falar de espiritualidade a partir de rupturas epistemológicas: uma proposta para pensar na espiritualidade de Jesus. Revista Ribla, São Paulo, n. 65, p. 63-68, 2010.
WÉNIN, A. O Homem Bíblico: Leituras do Primeiro Testamento. Trad. Maurilo D. Sampaio. São Paulo: Loyola, 2006.
WESTERMANN, C. Genesis 1-11: a commentary. Minneapolis: Augsburg Publishing House, 1987.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.