Os desafios da evangelização com as novas tecnologias digitais

Autores

  • Adilson Cristiano Habowski Universidade La Salle
  • Elaine Conte Universidade La Salle, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.7213/2175-1838.10.003.AO03

Palavras-chave:

Tecnologias, Evangelização, Identidade, Desafios

Resumo

O presente ensaio analisa a possível relação entre a evangelização cristã e as tecnologias digitais, identificando as (in)viabilidades de uma propagação e vivência da fé por meio das tecnologias no cenário social, político e religioso que se descortina no século XXI. É um estudo imprescindível para a Igreja, bem como para as reflexões teológicas, visto que estamos numa sociedade entrelaçada por influências globais e interconexões com o outro, o diferente, a constante inovação, a rápida interação e as diversas manifestações discursivas depositadas no ciberespaço. Concluímos que existe uma determinada banalização das coisas sagradas e das mensagens de fé associadas ao religioso no ciberespaço. O cuidado reside para que essa nova forma de evangelização não sofra deturpações da postura reflexiva perante a vida, à construção da própria identidade (suscetível à necessidade de velocidade desorientadora) imposta pelo ritmo contemporâneo da indústria cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adilson Cristiano Habowski, Universidade La Salle

Mestrando em Educação (UNILASALLE). Bolsista CAPES/PROSUC e membro do grupo NETE/CNPq. Universidade La Salle

Elaine Conte, Universidade La Salle, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação (UFRGS). Líder do grupo NETE/CNPq. Universidade La Salle

Referências

ADORNO, T. W.; HORKHEIMER, M. Dialética do Esclarecimento. Trad. Guido

Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.

ADORNO, T. W. Indústria Cultural e Sociedade. 5. ed. Trad. Juba Elisabeth Levy. São Paulo: Paz e Terra, 2009.

BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Trad. Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

CASTELLS, M. A galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

FRANÇA, V. R. V. Do Telégrafo à Rede: o trabalho dos modelos e a apreensão da Comunicação. In: PRADO, A. (org.). Crítica das Práticas Midiáticas. São Paulo: Hacker, 2002.

HABERMAS, J. Passado como futuro. Trad. Flávio Beno Siebeneichler. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1993.

HABERMAS, J. Técnica e Ciência como Ideologia. Trad. Artur Morão. Lisboa: Dom Quixote, 1994.

HABOWSKI, A. C.; JACOBI, D. F.; CONTE, E. Garimpando ideias para a reconstrução do círculo hermenêutico e do círculo de cultura. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 19, n. 53, abr./jun. 2018. Disponível em: <http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/29719/25371> Acesso em: 29 out. 2018.

JOÃO PAULO II. Carta Encíclica Redemptoris Missio. 7. ed. São Paulo: Paulinas, 2005.

LEMOS, A. Cibercultura. Tecnologia e vida social na cultura contemporânea. 4. ed. Porto Alegre: Sulina, 2008.

LÉVY, P. As Tecnologias da Inteligência: O Futuro do Pensamento na Era da Informática. São Paulo: Editora 34, 1993.

LÉVY, P. O que é virtual? São Paulo: Editora 34, 1996.

LÉVY, P. Cibercultura. Trad. Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 2000.

RODRIGUES, L. M. F.; FREITAS, T. A. F. Catequese para nativos digitais.

THEOLOGICA, 2ª Série, v. 47, n. 2, 2012. Disponível em: <http://repositorio.ucp.pt/bitstream/10400.14/9902/1/Catequese%20para%20nativos%20digitais.pdf> Acesso em: 10 maio 2017.

SBARDELOTTO, M. Deus digital, religiosidade online, fiel conectado: Estudos sobre religião e internet. Cadernos Teologia Pública, São Leopoldo, Ano IX, n. 70, 2012. Disponível em: <http://www.ihu.unisinos.br/images/stories/cadernos/teopublica/070cadernosteologiapublica.pdf>. Acesso em: 29 out. 2018.

SPADARO, A. Spiritualità ed Elementi per una Teologia della Comunicazione in Rete. In: SEMINÁRIO DE COMUNICAÇÃO PARA OS BISPOS DO BRASIL (SECOBB), 2011, Rio de Janeiro. Anais... Brasília: CNBB, 2011.

TREVISAN, A. L. Pedagogia das Imagens Culturais. Da formação cultural à formação da opinião pública. Ijuí: Ed. Unijuí, 2002.

Downloads

Publicado

2018-12-18

Como Citar

Habowski, A. C., & Conte, E. (2018). Os desafios da evangelização com as novas tecnologias digitais. Revista Pistis & Praxis, 10(3). https://doi.org/10.7213/2175-1838.10.003.AO03