Raízes protestantes da teologia latino-americana da libertação
DOI:
https://doi.org/10.7213/2175-1838.10.003.AO02Palavras-chave:
Teologia Protestante, Teologia da Libertação, ISAL, Teologia Feminista, Fé e políticaResumo
A pesquisa trata das vertentes teológicas protestantes que marcaram a gênese da Teologia Latino-Americana da Libertação. Entre os resultados mais destacados da pesquisa estão realçados os aspectos teológicos enfatizados por círculos protestantes no contexto da Teologia da Libertação como a responsabilidade social cristã, a perspectiva ecumênica, a primazia da graça, a crítica profética em relação às formas idolátricas no campo sociopolítico e econômico e a eclesialidade de comunhão e serviço. Metodologicamente, sistematizamos as questões em um quadro cuja descrição está organizada em dois momentos. O primeiro deles privilegia a contribuição da primeira geração de teólogos da libertação, com suas correspondentes práticas sociais e ecumênicas, especialmente a de José Miguez-Bonino, Julio de Santa Ana e Rubem Alves. No segundo momento, daremos ênfase à teologia feminista de Elza Tamez e de Marcella Althaus-Reid, que se configurou nas décadas seguintes. As principais dimensões desta produção serão destacadas com a crítica bíblica à economia política e o tema da justificação pela fé, caros à tradição teológica protestante, e com a reflexão sobre a sexualidade humana, sempre ocultada dos debates teológicos.
Downloads
Referências
ALTHAUS-REID, M. The Queer God. Londres: Routledge, 2003.
ALTHAUS-REID, M. Entrevista [por Sandra Duarte de Souza e Luiza Tomita]. Mandrágora, n. 10, p. 90-92, 2004.
ALTMANN, W. Lutero e a libertação. Petrópolis: Vozes, 1994.
ALVES, R. Da Esperança. Campinas: Papirus, 1987.
BOFF, L.; BOFF, C. Como fazer teologia da libertação. Petrópolis: Vozes/Ibase, 1986.
DIAS, Z. M. Discussão sobre a igreja. Petrópolis: Vozes/Tempo e Presença, 1975.
MIGUEZ-BONINO, J. La fe en busca de eficacia: una interpretación de la reflexión teológica latinoamericana de liberación. Salamanca-Espanha: Sígueme, 1977.
PIXLEY, J. A História de Israel a partir dos pobres. Petrópolis: Vozes, 1991.
PIXLEY, J.; BOFF, C. A opção pelos pobres. Petrópolis: Vozes, 1986.
RIBEIRO, C. de O. Testemunho e libertação. São Paulo: Fonte Editorial, 2016.
RIBEIRO, C. de O.; CUNHA, M. do N. O rosto ecumênico de Deus. São Paulo: Fonte Editorial, 2013.
SANTA ANA, J. A Igreja e o desafio dos Pobres. Vozes & Tempo e Presença, 1980.
SANTA ANA, J. (ed). A Igreja dos pobres. São Bernardo do Campo: Imprensa Metodista, 1985.
SANTA ANA, J. Ecumenismo e libertação: reflexões sobre a relação entre a unidade cristã e o Reino de Deus. Petrópolis: Vozes, 1987.
SANTA ANA, J. O Amor e as paixões: crítica teológica à economia política.
Aparecida: Santuário, 1989.
SHAULL, R. De dentro do furacão: Richard Shaull e os primórdios da Teologia da Libertação. Rio de Janeiro: CEDI, 1985.
SHAULL, R. A Reforma Protestante e a Teologia da Libertação: perspectivas para os desafios da atualidade. São Paulo: Pendão Real, 1993.
SHAULL, R. Surpreendido pela graça. Rio de Janeiro: Record, 2003.
SHAULL, R.; CESAR, W. Pentecostalismo e futuro das igrejas cristãs. Petrópolis: Vozes/Sinodal, 1999.
TAMEZ, E. A Bíblia dos oprimidos: a opressão na teologia bíblica. São Paulo: Paulinas, 1980.
TAMEZ, E. Contra toda condenação: a justificação pela fé partindo dos excluídos. São Paulo: Paulinas, 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.