A presença universal do Espírito de Deus e a Criação: elementos para o diálogo inter-religioso na teologia pentecostal
DOI:
https://doi.org/10.7213/2175-1838.10.003.DS06Palavras-chave:
Pentecostalismo, Pneumatologia. Diálogo inter-religioso. Criação.Resumo
A presença universal do Espírito de Deus em cada ser vivente, tal como apresentada no texto, constitui um convite fundamental ao ser humano, para que este se comprometa com o cuidado ao mundo, obra-prima do Deus Espírito. Os dois elementos ora apresentados, a saber, a presença universal do Espírito de Deus e o cuidado com a criação, são elementos constitutivos da pneumatologia pentecostal e que, portanto, podem ser fundamentos para o diálogo inter-religioso no pentecostalismo brasileiro. Com o objetivo de apresentar a presença universal do Espírito de Deus e o cuidado com o meio ambiente como fundamentos para o diálogo inter-religioso no pentecostalismo brasileiro, o texto busca referências bibliográficas em teólogos pentecostais, como David Mesquiati, reformados, como Jürgen Moltmann, e católicos, como Yves Congar e Leonardo Boff. O autor conclui que a presença do Espírito está em todo ser que vive e essa é a uma razão interna de a fé pentecostal se comprometer com o diálogo inter-religioso.
Downloads
Referências
ALBANO, F. Dualismo corpo/alma na Teologia Pentecostal. Dissertação (Mestrado em Teologia) — Escola de Pós-graduação em Teologia, Faculdades EST, São Leopoldo, 2010.
BOFF, L. O Espírito Santo: Fogo interior, doador da vida, e Pai dos pobres. Petrópolis: Vozes, 2013.
CODINA, V. Não Estingais o Espírito. São Paulo: Paulinas, 2010.
COMBLIN, J. O Espírito Santo no mundo. São Paulo: Paulus, 2009.
CONGAR, Y. Creio no Espírito Santo. São Paulo: Paulinas, 2010.
DUPUIS, J. Rumo a uma teologia do pluralismo religioso. São Paulo: Paulinas, 1999.
MAÇANEIRO, M. A ecologia como parâmetro para a ética, a política e a economia. Um novo capítulo do Ensino Social da Igreja. In: MURAD, A. (Org.). Cuidar da casa comum: chaves de leituras teológicas e pastorais da Laudato Si’. São Paulo: Paulinas, 2016.
MOLTMANN, J. O Espírito da vida: uma pneumatologia integral. Petrópolis: Vozes, 1999.
OLIVEIRA, D. M. Eis-me aqui Senhor! Disponibilidade como chave missionária: São Leopoldo: Sinodal, 2014.
OLIVEIRA, D. M. Diálogo e Missão nos Andes: um estudo de teologia da missão latino-americana. São Paulo: Garimpo, 2016.
PEARLMAN, M. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. São Paulo: Vida, 2006.
SANTANA, L. F. R. Liturgia no Espírito. Rio de Janeiro: Editora PUCRio, 2015.
WELKER, M. O Espírito de Deus: a Teologia do Espírito Santo. São Leopoldo: Sinodal, 2010.
WOLFF, E. Elementos para uma espiritualidade do diálogo inter-religioso. Pistis e Práxis, v. 7, n. 1, p. 81-111, jan./abr. 2015.
WOLFF, E. Espiritualidade do diálogo inter-religioso: contribuições na perspectiva cristã. São Paulo: Paulinas, 2016.
YONG, A. Beyond the impasse: Toward a Pneumatological Theology of Religions. Grand Rapids: Baker Academic, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.