As imagens simbólicas sobre o pranto feminino
DOI:
https://doi.org/10.7213/2175-1838.10.002.AO02Palavras-chave:
Pranto. Hermenêutica Simbólica. ImaginárioResumo
Nosso artigo analisa as imagens simbólicas sobre o pranto feminino, tendo como recorte analítico o episódio do evangelho apócrifo de Pedro, em que as mulheres dirigem-se ao túmulo de Jesus para realizar as honrarias fúnebres ao mestre. Trata-se de uma pesquisa descritiva e bibliográfica, com abordagem qualitativa. A concepção de pranto foi delineada sob a perspectiva mitológica e fundamentada com a teoria do imaginário, tendo como instrumento de análise a “Hermenêutica Simbólica de Gilbert Durand e a Mitohermenêutica de Ferreira-Santos”. Consideramos que, em seu simbolismo de morte, o pranto dessas mulheres que choraram compulsivamente, ao ponto de se ouvir uma voz “Mulher por que choras?”, apresenta a função de trazer à consciência da comunidade o término da vida, uma vez que o espetáculo da dor emocional descrito com o bater no peito e o puxar de cabelos, enfim, o lamento fúnebre, revela a angústia diante do tempo e da morte.
Downloads
Referências
APÓCRIFOS. OS PROSCRITOS DA BÍBLIA. Diversos tradutores. São Paulo:
Mercúrio, 1992.
BIBLIA DE JERUSALEM. São Paulo: Edições Paulinas, 1981.
BIBLIA SAGRADA NOVA VERSÃO INTERNACIONAL. São Paulo: Sociedade
Bíblica do Brasil, 2000.
BRANDÃO, J. S. Mitologia Grega. Petrópolis: Vozes, 2009. v. I.
BURKERT, W. Religião Grega na época clássica e arcaica. Lisboa: Fund. Calouste Gulbenkian, 1993.
CHEVALIER, J.; GHEERBRANT, A. Dicionário de símbolos. Mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números. 17. ed. Rio de Janeiro: Jose Olympio Editora, 2002.
DURAND, G. A imaginação simbólica. Trad. Eliane Fitipaldi Pereira. São Paulo: Cultrix, 1988.
DURAND, G. As estruturas antropológicas do imaginário: introdução à arquetipologia geral. Lisboa: Presença, 1989.
DURAND, G. As estruturas antropológicas do imaginário. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
DURAND, G. L’Imaginaire: essai sur les sciences et la philosophie de l’image. Trad. José Carlos de Paula Carvalho. Rev. Técnica: Marcos Ferreira Santos. Paris: Hatier, 1994.
DURAND, G. Mito, símbolo e mitodologia. Lisboa: Editorial Presença, 1982.
DURAND, G. As estruturas antropológicas do imaginário. (Trad. de Hélder
Godinho). Lisboa: Presença, 1997/2007.
ECO, U. Interprretação e história. Lisboa: Presença, 1993.
ELIADE, M. Imagens e símbolos: Ensaio sobre o simbolismo mágico-religioso. Trad. Sonis Cristina Tamer. São Paulo: Martins Fontes, 2002a.
ELIADE, M. Tratado de história das religiões. São Paulo: Martins Fontes, 2002b.
EURÍPIDES. Medéia, Hipólito, As Troianas. Trad. Mario da G. Kury. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
FERREIRA-SANTOS, M. A sacralidade do texto em culturas orais. Diálogo, Revista de Ensino Religioso, São Paulo, v. IX, n. 35, p. 14-18, ago. 2004.
FERREIRA-SANTOS, M.; GOMES, E. S. L. (Orgs.). Educação e religiosidade: imaginários da diferença. João Pessoa: Ed. UFPB, 2010.
GOMES-DA-SILVA, P. N.; GOMES, E. S. L. Malhação: corpo juvenil e imaginário pós-moderno. João Pessoa: Ed. UFPB, 2010.
KELEMAN, S. Mito e Corpo. São Paulo: Summus, 2001.
OVÍDIO. Metamorfoses. Trad. Vera Lucia L. Magyar. São Paulo: Madras, 2003.
PAREDES, E. W. P. Hermenêutica das bases ancestrais da educação e seus desdobramentos simbólicos nos movimentos indígenas no Equador. São Paulo: USP, 2011. (Originalmente apresentada como Tese de Doutorado na Faculdade de Educação da Universidade São Paulo, 2011).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.