Por uma esperança responsável: interpelações éticas e teológicas para uma Nova Práxis
DOI:
https://doi.org/10.7213/2175-1838.10.002.DS04Palavras-chave:
Esperança. Responsabilidade. Ética. Ser Humano. Futuro.Resumo
O trabalho de pesquisa que apresentamos tem a proposta de uma esperança responsável. Esta esperança pode ser compreendida na sua dimensão humana, naquilo que podemos esperar e que está ao nosso alcance, o que implica uma ação direta do ser humano na história, em vista de um futuro que se pode construir. No entanto, esta esperança também pode ser percebida teologicamente, sendo entendida como dom e como horizonte de resposta, o que possibilita ao ser humano um novo modo de agir e de se perceber diante de um futuro que o convida a algo novo, fazendo-o interagir com o contexto onde vive, em vista de um futuro que foi prometido e que alimenta esta esperança na história, transformando-a em força e ação. Entendemos que há um caráter performativo que sustenta esta esperança em nível escatológico, o que resulta em uma atitude de responsabilidade para com o tempo presente, no exercício da solidariedade e no compromisso com o novo que se revela. Para atender a estes objetivos, este trabalho de pesquisa está dividido em três partes, partindo de uma discussão sobre o lugar da esperança, entendendo o conteúdo que a esperança cristã apresenta e o espaço que ela dispõe, hoje. Na sequência, o nosso enfoque estará nos fundamentos e nos desdobramentos que o tema propõe. E, por fim, a relação entre esperança e responsabilidade, na perspectiva de uma práxis que incida em uma nova postura ética e teológica.
Downloads
Referências
BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
BLOCH, E. O princípio esperança. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005.
BOFF, C. O livro do sentido. Crise e busca de sentido hoje (parte crítica-analítica). São Paulo: Paulus, 2014.
CONCÍLIO VATICANO II. Constituição pastoral Gaudium et Spes [GS]. In: Mensagens, Discursos e Documentos. São Paulo: Paulinas, 1998.
FRANCISCO. Evangelii Gaudium [EG]. São Paulo: Paulus, Loyola, 2013.
GIDDENS, A. Modernidade e identidade. Rio de Janeiro: Zahar, 2002.
GUTIÉRREZ, G. Beber em seu próprio poço: itinerário espiritual de um povo. São Paulo: Loyola, 2000.
GUTIÉRREZ, G. Onde dormirão os pobres. 3. ed. São Paulo: Paulus, 2003.
JONAS, H. O princípio responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização tecnológica. Rio de Janeiro: Contraponto/PUC-Rio, 2006.
KUZMA, C. O futuro de Deus na missão da esperança: uma aproximação escatológica. São Paulo: Paulinas, 2014.
MOLTMANN, J. Teologia da esperança: estudo sobre os fundamentos e as consequências de uma escatologia cristã. São Paulo: Loyola/Teológica, 2005.
MOLTMANN, J. O Deus crucificado: a cruz de Cristo como base e crítica da teologia cristã. Santo André: Academia Cristã, 2011.
MOLTMANN, J. La giustizia crea futuro: una politica ispirata alla pace e un’etica fondata sulla creazione in un mondo minacciato. Brescia: Queriniana, 1990.
MOLTMANN, J. Ética da esperança. Petrópolis: Vozes, 2012.
MOLTMANN, J. Weiter Raum. Eine Lebensgeschichte. München: Gütersloher Verlaghaus, 2006.
PANNENBERG, W. Teologia sistemática vol. III. Santo André: Academia Cristã, 2009.
PIAZZA, O. F. A esperança: lógica do impossível. São Paulo: Paulinas, 2004.
RIBEIRO, H. Quem somos? De onde viemos? Para onde vamos? Antropologia teológica. Petrópolis: Vozes, 2007.
SOBRINO, J. Jesus o Libertador: história de Jesus de Nazaré. Petrópolis: Vozes, 1994.
SOBRINO, J. A fé em Jesus Cristo: ensaio a partir das vítimas. Petrópolis: Vozes, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.