Pe. Cícero Romão Batista: por uma mística sertaneja do Cariri
DOI:
https://doi.org/10.7213/2175-1838.10.002.DS06Palavras-chave:
Mística, Padre Cícero Romão Batista religiosidade popular.Resumo
Este texto procura refletir sobre o que é a mística, buscando ampliar o foco da discussão de maneira a incluir neste âmbito expressões populares da fé, sem, ao mesmo tempo, alargar-lhe extremadamente as fronteiras. Assim, toma como referência a vida de Padre Cícero e tenta identificar nela aspectos que possam apontar para uma mística presente em sua história e vivências religiosas. Para isto, parte de uma discussão sobre o que é a mística. Em seguida, apresenta situações da vida do Padre Cícero que apontam para uma mística por ele vivida. Uma “mística de olhos abertos” e do “serviço” que se constrói em relação com os sertanejos de sua época, que habitavam a região do Cariri cearense. Sujeitos marcados por sua geografia, história, cultura e problemáticas; sujeitos que por meio de suas vidas e peregrinações, por suas pegadas deixadas nas terras por onde caminharam narram sua experiência silenciosa do Mistério Sagrado. Por fim, este artigo proporá, a partir da experiência inaugurada por Cícero Romão Batista, pautado em tradição que lhe é anterior, uma mística específica que é partilhada e vivida por inúmeros e anônimos romeiros em sua simplicidade, devoção e experiência de fé. Visa-se, assim, defender a ideia de que há uma experiência singular do Real que perpassa a experiência do Cariri cearense, apontando para a possibilidade de constituição de uma “mística sertaneja do Cariri”.
Downloads
Referências
BARBOSA, W. Padre Cícero. Pessoas, fotos e fatos. Fortaleza: Editora Henriqueta Galeno, 1980.
BARROS, L. O. C. Juazeiro do padre Cícero. A terra da Mãe de Deus. Fortaleza: Editora IMEPH, 2014.
BARROS, L. O. C.; SOUZA, F. R. A irmandade religiosa dos beatos e a prática pastoral do Padre Cícero: oração e trabalho. In: INTERECLESIAL DE CEBs, 13., 2014, Juazeiro do Norte. Textos-base... Juazeiro do Norte: Diocese de Crato, 2014. Disponível em: <http://www.principo.org/13-intereclesial-de-cebs-justica-e-profecia-a.html>. Acesso em: 20 nov. 2014.
BASTIDE, R. Le rêve, la transe et la folie. Paris: Éditions du Seil, 2003.
BOFF, L. Experimentar Deus. A transparência de todas as coisas. Campinas: Verus, 2002.
BRAGA, A. M. C. Padre Cícero. Sociologia de um Padre, antropologia de um santo. Bauru: EDUSC, 2008.
CAMPINA, M. C. L. Voz do Padre Cícero. São Paulo: Paulinas, 1985.
CARVALHO, J. J. O Encontro de Velhas e Novas Religiões. Esboço de uma Teoria dos Estilos de Espiritualidade. In: MOREIRA, A.; ZICMAN, R. (org.). Misticismo e Novas Religiões. Petrópolis: Vozes/USF-IFAN, 1994c. p. 67-98.
COMBLIN, J. Instruções espirituais do padre Ibiapina. São Paulo: Paulinas, 1984.
COMBLIN, J. Padre Cícero do Juazeiro. São Paulo: Paulus, 2011.
COMBLIN, J. Padre Ibiapina. São Paulo: Paulus, 2012.
COMTE-SPONVILLE, A. O espírito do ateísmo. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
FORTI, M. C. P. Maria de Araújo, a beata de Juazeiro. São Paulo: Paulinas, 1991.
FRANCISCO. Evangelii gaudium [EG]. São Paulo: Paulinas, 2013.
GUIMARÃES, A. T.; DUMOULIN, A. Romeiros/as e Romarias em Juazeiro do Norte Protagonismo de uma liturgia popular. Uma visão antropológica. Revista de Cultura Teológica, v. 17, n. 67, abr./jun. 2009.
GUIMARÃES, A. T.; DUMOULIN, A. Mística e espiritualidade da romaria com particular enfoque sobre a romaria em Juazeiro do Norte. In: INTERECLESIAL DE CEBs, 13., 2014. Justiça e profecia a serviço da vida. Crato: Diocese de Crato, 2014. p. 192-209.
GUTIÉRREZ, G. Beber no próprio poço. Petrópolis: Vozes, 1987.
HAMER, D. O gene de Deus. Como a herança genética pode determinar a fé. São Paulo: Editora Mercuryo, 2005.
INGE, W. R. Christian mysticism. Londres: Methuen & Co. Ltd., 1899. (Kindle edition).
KNITTER, P. Religiões, misticismo e libertação. In: TOMITA, L. E.; BARROS, M.; VIGIL, J. M. (orgs.). Pluralismo e libertação. São Paulo: Loyola, 2005.
LOPES, R. Caldeirão. Fortaleza: Edições Instituto Frei Tito de Alencar, 2011.
LOPES, R. O meio do mundo: território sagrado em Juazeiro do Padre Cícero. Fortaleza: Editora Universidade Federal do Ceará, 2012.
MACCISE, C. Los caminos del Señor. Roma: Carmelitas Descalzos, 1993.
MAÎTRE, J. Entre mulheres. Notas sobre uma corrente do misticismo católico. Religião e sociedade, Rio de Janeiro, v. 11, n. 2, p. 98-136, 1984.
MALVEZZI, R. Semi árido. Uma visão holística. Brasília: Confea, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.