Religião e ética no cristianismo não religioso: Uma abordagem a partir de Gianni Vattimo
DOI:
https://doi.org/10.7213/2175-1838.10.002.DS02Palavras-chave:
Cristianismo, secularização, pensamento fraco, niilismo, caridade.Resumo
Objetiva-se neste artigo apresentar analiticamente a relação entre religião e ética na proposta do cristianismo não religioso de Gianni Vattimo. Justifica-se este objetivo o fato de que o filósofo italiano desenvolve a sua proposta assumindo a perspectiva niilista da ontologia hermenêutica, unindo a sentença nietzscheniana da morte de Deus e o projeto heideggeriano da superação da metafísica, para afirmar que o cristianismo é uma religião da encarnação do verbo, centrada na caridade, e, ao inserir-se no mundo, possui a missão de praticar a caridade, na condição de sua própria verdade. Para atingir este objetivo, será apresentado o estado da questão deste tema, afirmando as linhas fundamentais do cristianismo não religioso e a ética dele subjacente que se denominará analogamente ética cristã não religiosa, cujo fundamento material está situado em algumas obras e fontes desse filósofo italiano e de alguns outros pensadores que propiciam a análise do tema.
Downloads
Referências
ALMEIDA, R. M. Deus está morto. A religião na perspectiva de Nietzsche. In: GONÇALVES, P. S. L. (org.). Um olhar filosófico sobre a religião. Aparecida: Ideias & Letras, 2012. p. 51-76.
BARTH, K. A Palavra de Deus e a Palavra do Homem. São Paulo: Novo Século, 2004.
BENTO XVI. Carta encíclica Deus caritas est. Vaticano: LibreriaEditriceVaticano, 2005.
BONHOEFFER, D. Etica. Milano: Bompiani, 1969.
BULTMANN, R. Crer e Compreender. São Leopoldo: Sinodal, 2001
DE LUBAC, H. L’Ecritura dans La Tradition. Paris: Aubier, 1966.
DE LUBAC, H. Il drama dell’umanesimo ateo. Brescia: Morcelliana, 1978.
DERRIDA, J.; VATTIMO, G. (orgs.). A Religião: o Seminário de Capri. São Paulo: Estação Liberdade, 2000.
FRANCISCO. Carta encíclica Evangelii Gaudium. Vaticano: Libreria Editrice Vaticano, 2013.
FRANCISCO. Exortação Apostólica Amoris Laetitia. Vaticano: Libreria Editrice Vaticano, 2016a.
FRANCISCO; TORNIELLI, A. O nome de Deus é misericórdia. São Paulo: Planeta,
b.
GADAMER, H. G. Verdade e Método (I). Traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Petrópolis – Bragança Paulista: Vozes – São Francisco, 2003.
GILBERT, P. Os caminhos da metafísica: da epistemologia à ética: ida-e-volta. Síntese – Rev. de Filosofia, Belo Horizonte, v. 35, n. 112, p. 189-210, 2008.
GIRARD, R. A Violência e o Sagrado. São Paulo: Paz e Terra/Unesp, 1990.
GIRARD, R. Não só interpretações, há também os fatos. In: GIRARD, R.; VATTIMO, G. Cristianismo e Relativismo. Verdade ou fé frágil? Aparecida: Santuário, 2013. p. 95-119.
GIRARD, R. O bode expiatório. São Paulo: Paulus, 2004.
GONÇALVES, P. S. L. Ontologia Hermenêutica e Teologia. Aparecida: Santuário, 2011.
GONÇALVES, P. S. L. A religião à luz da fenomenologia hermenêutica heideggeriana.
Horizonte, Belo Horizonte, v. 10, n. 26, p. 566-583, abr./jun. 2012.
GONÇALVES, P. S. L. A religião nas tensões e inquietações da vida: Análise
Fenomenológica da experiência religiosa de Santo Agostinho. Revista Pistis &
Práxis, Teol. Pastor., Curitiba, v. 8, n. 2, p. 279-305, maio/ago. 2016.
HABERMAS, J. Entre Naturalismo e Religião. Estudos filosóficos. Rio de Janeiro:
Tempo Brasileiro, 2007.
HEIDEGGER, M. Phänomenologie des Religösen Lebens. Gesamtausgabe 60. Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann, 1995.
HEIDEGGER, M. Brief über den Humanismus. Wegmarken. Gesamtausgabe 9. Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann, 1976a. p. 313-364.
HEIDEGGER, M. VomWesen des Grundes. Wegmarken. Gesamtausgabe 9. Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann, 1976b. p. 313-364.
LEVINAS, E. Humanismo do outro homem. Petrópolis: Vozes, 1993.
LIMA VAZ, H. C. Escritos de Filosofia (VII). Raízes da modernidade. São Paulo: Loyola, 2002.
LYOTARD, J. F. O Pós-Moderno. Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 1993.
OLIVEIRA, M. A. Pós-modernidade. Abordagem filosófica. In: GONÇALVES, P. S. L.; TRASFERETTI, J. Teologia na Pós-modernidade. Abordagens epistemológica, sistemática e teórico-prática.São Paulo: Paulinas, 2003. p. 21-52.
OLIVEIRA, M. A. A Ontologia em debate no pensamento contemporâneo. São Paulo: Paulus, 2014.
PAIVA, M. A. Da veritas a caritas: a religião depois da religião. Horizonte, Belo Horizonte, vol. 13, n. 37, p. 406-427, jan/Mar. 2015.
PEREZ, L. F. Acreditar em acreditar com Gianni Vattimo. Numen. Revista de Estudos e Pesquisa da Religião, Juiz de Fora, v. 15, n. 1, p. 187-215, jan./jun. 2012.
PIXLEY, J. Exige o Deus verdadeiro sacrifícios cruentos? In: ASSMANN, H. (org.). René Girard com teólogos da libertação: um diálogo sobre ídolos e sacrifícios. Petrópolis: Vozes; Piracicaba: Unimep, 1991. p. 189-220.
ROTTERDAN, S.; SENRA, F. O cristianismo não religioso de Gianni Vattimo: considerações para o senso religioso contemporâneo. Religare, João Pessoa, v. 12, n. 1, p. 96-127, jun. 2015.
VALADIER, P. A condição cristã. São Paulo: Loyola, 2010.
VATTIMO, G. Credere di Credere: è possibile essere cristiani nonostante La Chiesa? Milano: Garzanti, 1998.
VATTIMO, G. O fim da modernidade. Niilismo e hermenêutica na cultura pós-moderna. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
VATTIMO, G. Depois da Cristandade. Por um cristianismo não religioso. Rio de Janeiro; São Paulo: Record, 2004.
VATTIMO, G. Adeus à Verdade. Petrópolis: Vozes, 2016.
VON HERMANN, F. W. La Metafisica nelpensierodi Heidegger. Roma: Urbaniana University Press, 2004.
ZABALA, S. (org.). Il futuro della Religione. Milano: Garzanti, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.