A Bioética teológica e a sua pertinência no debate social atual
DOI:
https://doi.org/10.7213/2175-1838.10.002.DS07Palavras-chave:
Teologia, Bioética, Sociedade.Resumo
O presente artigo aborda a presença da Teologia no contexto da Bioética. O objetivo do texto é identificar as tensões entre as duas áreas, mapear historicamente a contribuição da Teologia para a nova disciplina e a possibilidade de falar de uma bioética teológica. A pesquisa bibliográfica e documental demonstra que a reflexão teológica influenciou no surgimento da Bioética, tanto numa preparação remota como em contribuição mais específica no início da segunda metade do século XX. Deste modo, destaca-se que as duas disciplinas podem se enriquecer entre si, desde que as contribuições recíprocas mantenham uma postura dialogante e respeitosa. Conclui-se que é possível falar de bioética teológica na medida em que a reflexão teológica compreenda o caráter secular e plural próprio da Bioética.
Downloads
Referências
BENTO XVI. Discurso à Congregação para a Doutrina da Fé reunida em sessão plenária. 31 de Janeiro de 2008. Disponível em: <http://w2.vatican.va/content/ benedict-
xvi/pt/speeches/2008/january/documents/hf_ben-xvi_spe_20080131_dottri na-fede.html>. Acesso em: 01 dez. 2016.
COPPENS, C. Moral Principles and Medical Practice: The Basis of American Jurisprudence. New York: Benziger Brothers, 1897.
COUTINHO, V. Bioética e Teologia: a mais-valia de uma relação mútua. Didaskalia, Lisboa, v. 1, n. XXXVI, p. 191-213, jan./mar. 2006.
DE LA TORRE, J. Religiones y Bioética: ecos de una relación desde el âmbito norteamericano y mediterráneo. In: DE LA TORRE, J. (org). Veinte años de Bioética en España: memoria de una Bioética “en compañia”. Madrid: Comillas, 2008. p. 12-37.
DURANT, G. Introdução Geral à Bioética: história, conceitos e instrumentos. Trad. Nicolás Nyimi Campanário. 2. ed. São Paulo: São Camilo/Loyola, 2007.
GAFO, J. ¿Bioética “Católica”? In: GAFO, J. (Ed.). Fundamentación de la Bioética y manipulación genética. Madrid: Comillas, 1988. p. 119-132.
GAFO, J. Bioética Teológica. 3 ed. Madrid: Comillas/Desclée de Brouwer, 2003.
JACOBY, G. Physician, Pastor and Patient: Problems in Pastoral Medical. New York: P. B. Hoeber, 1936.
JONSEN, A. R. The birth of Bioethics. New York: Oxford University Press, 1998.
JONSEN, A. R. Breve historia de la ética médica. Trad. Juan Antonio Medina López. Madrid: Comillas/San Pablo, 2011.
JUNGES, J. R. Bioética: hermenêutica e casuística. São Paulo: Loyola, 2006.
MACINTYRE, A. Theology, ethics and the ethics of medicine and health care:
Comments on papers by Novak, Mouw, Roach, Cahill, and Hartf. Journal of Medicine and Philosophy, Oxford, n. 4, p. 435-443, 1979.
POTTER, R. Bioética: Ponte para o future. São Paulo, Loyola, 2016.
SANCHES, M. A.; SOUZA, W. Bioética e sua relevância para a Educação. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 8, p. 277-287, 2008.
SPERRY, W. L. Ethical Basis of Medical Care. New York: P. B. Hoeber, 1950.
VICINI, A.; KENNAN, J. F. O futuro da Bioética. Bioethikos, São Paulo, v. 5, n. 1, p. 10-20, 2011.
VICO PEINADO, J. Como hablar de “Bioética Teológica”? Moralia, Madri, v. 26, p. 439-473, 2003.
VIDAL, M. Bioética Teológica: Identidad, Epistemología y Presencia Pública. In: VELASCO, J. M. de (ed.). Bioética y Humanismo Cristiano. Bilbao: Deusto, 2011. p. 115-129. (Série Teología, 38).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.