Violência mitoeconômica e a urgência do testemunho cristão

Autores

  • Ellton Luis Sbardella Centro Universitário Internacional UNINTER
  • Clélia Peretti PUC-PR

DOI:

https://doi.org/10.7213/2175-1838.10.001.DS08

Palavras-chave:

Violência. Mito. Economia. Desejo mimético. Fé cristã.

Resumo

O presente artigo desenvolve uma reflexão acerca do tema violência aplicado à realidade econômica da sociedade. O sistema econômico dominante na atualidade procura ludibriar as pessoas na forma como estas vendem sua força de trabalho, fazendo-as aceitar os métodos abusivos de exploração do trabalho, violentando o sentido mais fundamental do trabalho, que é a relação que o ser humano estabelece com a natureza e a partir dela produz meios e sentidos para a própria existência. A ilusão produzida no sistema capitalista assemelha-se às narrativas míticas nas tribos primordiais que camuflavam pelos ritos sacrificiais a violência sobre as vítimas escolhidas para imolação, conceito este desenvolvido por René Girard ao tratar do desejo mimético (imitativo). O próprio sistema capitalista é mimético na busca desenfreada pelo lucro, investindo violentamente na tomada de posse do resultado da produção, alienando os trabalhadores, donos da força de trabalho. Neste contexto se inserem a fé e a missão cristã de denunciar a violência e superar os discursos legitimadores da violência econômica, partindo da própria Escritura Sagrada, que é defensora das vítimas injustiçadas e desautoriza a violência obscurecida pelas narrativas míticas e seus discursos correlatos conforme a reflexão girardiana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ellton Luis Sbardella, Centro Universitário Internacional UNINTER

Mestre em Teologia PUCPR. Professor do Centro Universitário Internacional UNINTER

Clélia Peretti, PUC-PR

Professora do Programa de Pós-Graduação em Teologia (Mestrado e Doutorado) PUCPR.

Referências

GIRARD, R. Violência e o sagrado. Trad. Martha Conceição Gambini. São Paulo: Editora Universidade Estadual de São Paulo, 1990. (Original publicado em 1972).

GIRARD, R. Mentira romântica e verdade romanesca. Trad. Lilia Ledon da Silva. São Paulo: É realizações, 2009. (Original publicado em 1961).

GIRARD, R. Eu via Satanás cair como um relâmpago. Trad. Martha Conceição Gambini. São Paulo: Paz e Terra, 2012. (Original publicado em 1999).

GIRARD, R. Coisas ocultas desde a fundação do mundo. Trad. Martha Gambini. São Paulo: Paz e Terra, 2008. (Original publicado em 1978).

MBEMBE, A. A era do humanismo está terminando. GGN, 24 jan. 2017, on-line. Entrevista. Disponível em: <http://jornalggn.com.br/noticia/a-era-do-humanismo-esta-terminando-por-achille-mbembe>. Acesso em: 24 jul. 2017.

PRIOLLI, G. A Era da Pós-Verdade. Carta Capital, n. 933, 13 jan. 2017. Disponível em: <https://www.cartacapital.com.br/revista/933/a-era-da-pos-verdade>. Acesso em: 24 jul. 2017.

Downloads

Publicado

2018-04-26

Como Citar

Sbardella, E. L., & Peretti, C. (2018). Violência mitoeconômica e a urgência do testemunho cristão. Revista Pistis & Praxis, 10(1). https://doi.org/10.7213/2175-1838.10.001.DS08