Um olhar pastoral sobre o luto e a violência
DOI:
https://doi.org/10.7213/2175-1838.10.001.DS05Palavras-chave:
Violência. Luto. Cuidado Pastoral.Resumo
O presente artigo tem por finalidade lançar um olhar teológico-pastoral sobre a relação entre violência e luto. Partimos do pressuposto de que, com os crescentes índices de violência, há uma ampliação do processo de enlutamento na sociedade. Diante desse cenário, o objetivo geral desta pesquisa é correlacionar o tema da violência com o tema do luto, bem como apontar caminhos para pastorais que abordem essa temática, uma vez que consideramos o cuidado pastoral como contribuinte na elaboração dos lutos desencadeados por violência.
Downloads
Referências
ALVES, E. G. R. A morte matada: luto por violências. In: Tratado Brasileiro Sobre Perdas e Luto. SANTOS, F. S.; SCHIEMANN, A. L.; SOLANO, J. P. C. (org.). São Paulo: Atheneu Editora, p.131-136, 2014.
BAUMAN, Z. A Vida fragmentada. Trad. Miguel Serras Pereira. 2. ed. Lisboa: Relógio D’Água Editores Zahar, 2007. 311 p.
BÍBLIA de Estudo Almeida. Trad. João Ferreira de Almeida. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 2006.
CALVANI, C. E. B. Violência e Cultura: pistas para uma leitura teológica da cultura religiosa. In: CALVANI, C. E. B. Violência e cultura. São Bernardo do Campo: EDIMS, 1996. p. 37-65.
CERQUEIRA, D.; et al. Atlas da Violência. Ipea; Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Rio de Janeiro, 2017. Disponível em: <http://www.ipea.gov.br/
atlasviolencia/arquivos/downloads/8623170602atlasdaviolencia2017.pdf>. Acesso em: 20 dez. 2017.
HOUAISS, A.; et al. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2004. 2922 p.
KEHL, M. R. O ressentimento camuflado da Sociedade brasileira. Novos Estudos, São Paulo, n. 71, p. 163-180, mar. 2005.
KOURY, M. G. P. Sociologia da emoção: o Brasil urbano sob a ótica do luto. Petrópolis: Vozes, 2003. 215 p.
KUBLER. R. E. Sobre a morte e o morrer. O que a morte pode ensinar aos médicos, enfermeiras, padres e suas famílias. Trad. Thereza Kipnis. São Paulo: EDUSPEDHART, 1977.
KUBLER, R. E. A Roda da Vida: Memória do Viver e do Morrer. São Paulo: Sextante, 1998.
KUBLER, R. E. A morte: um amanhecer. São Paulo: Pensamento-Cultrix, 1999.
KUBLER, R. E. O Túnel e a Luz: reflexões essenciais sobre a vida e a morte. Campinas: Verus, 2003.
KOVÁCS, M. J. Educação para a morte: temas e reflexões. 2.ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2008. 224 p.
KRUG, E. G.; Et al. Relatório Mundial de Violência e Saúde. Genebra: Organização Mundial de Saúde, 2002. Disponível em: <https://www.opas.org.br/wp-content/uploads/
/09/relatorio-mundial-violencia-saude.pdf>. Acesso em: 17 de jul. 2017.
PAULA, B. de. Pedaços de nós: luto, aconselhamento pastoral e esperança. São Bernardo do Campo: Aste: Editeo, 2011. 231 p.
SILVA, L. F. da. Fraternidade e superação da violência. VIDA PASTORAL — Temas sociais: a questão da violência, São Paulo, ano 59, n. 59, p. 3-12, jan./fev. 2018. Disponível em: <http://www.vidapastoral.com.br/wp-content/uploads/2017/12/VIDA_PASTORAL_319.pdf>. Acesso em: 17 de jul. 2017.
SIQUEIRA, T. M. Tirando o pó das palavras: história e teologia de palavras e expressões bíblicas. São Paulo: Cedro, 2005. 174 p.
TUTU, D. O livro do Perdão. Rio de Janeiro: Valentina, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.