Hipótese sobre a introdução em Judá do sacrifício expiatório Gn 2,4b-3,24; 4,1-16 e 6,5- 9,17* como “eixo estrutural” de Gênesis 1-11
DOI:
https://doi.org/10.7213/2175-1838.12.002.AO04Palavras-chave:
interpretação histórico-social da Bíblia Hebraica, exegese da Bíblia Hebraica, Gênesis 2, 4b-3, 24, Gênesis 4, 1-6, Gênesis 6, 5-9, 17Resumo
O artigo consiste em um exercício de interpretação histórico-social do mito de Adão e Eva, da história de Caim e Abel e da narrativa sacerdotal do dilúvio, isoladamente e em sua relação estrutural com Gênesis 1-11. O objetivo do artigo é propor que Gn 2,4b-3,24;4,1-16 e 6,5-9,17* constituam o eixo estrutural em torno do qual se organiza Gênesis 1-11. Metodologicamente, aplica-se análise retórica às narrativas avaliadas. Conclui-se que, em algum momento, as narrativas foram utilizadas em contexto de polêmica e conflito entre a comunidade campesina e a golah sacerdotal, funcionando como plataforma teológica para a instalação do sacrifício sacerdotal expiatório substitutivo em Jerusalém.
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