Os Pentecostais, o Espírito Santo e a Reforma
DOI:
https://doi.org/10.7213/2175-1838.09.002.DS08Palavras-chave:
Pentecostalismo. Reforma. Espírito SantoResumo
Os pentecostais estão separados historicamente da Reforma do século XVI, porém, também se sentem herdeiros desta tradição. Contudo, sua visão sobre o Espírito Santo é peculiar. Na esteira dos pilares da Reforma Protestante o pentecostalismo apresentaria um quinto elemento, que chamamos aqui de Solus Spiritus Sanctus. O texto está dividido em três seções. Na primeira reflete sobre a mística e sobre o humanismo pentecostal, que são diferentes da mística e do humanismo da época da Reforma. Na segunda busca-se mapear brevemente a pneumatologia pentecostal para, na terceira seção, analisar a contribuição pentecostal para a Ecclesia reformata et semper reformanda est.
Downloads
Referências
ALENCAR, G. F. Matriz pentecostal brasileira: Assembleias de Deus, 1911-2011. Rio de Janeiro: Novos Diálogos, 2013.
ALTMANN, W. Lutero e libertação. São Leopoldo: Sinodal; São Paulo: Ática, 1994.
CAMPOS, B. El principio pentecostalidad: la unidad en el Espíritu, fundamento de la paz. Oregon: Kerigma, 2016.
CAMPOS, B. Da reforma protestante à pentecostalidade da igreja: debate sobre o pentecostalismo na América Latina. São Leopoldo: Sinodal; Quito: CLAI, 2002 [1997].
CAMPOS, B. La madurez del hermano menor: los rostros del pentecostalismo latino-americano. Lima: Ieper, 2012.
DAYTON, D. Raíces teológicas del pentecostalismo. Buenos Aires: Grand Rapids, 1991.
DELUMEAU, J. La reforma. 3. ed. Barcelona: Labor, 1977.
FEE, G. D. Paulo, o Espírito e o povo de Deus. Campinas: United Press, 1997 [1994].
FRESTON, P. Protestantes e política no Brasil: da Constituinte ao impeachment. Tese de doutorado. Unicamp: Campinas, 1993.
FRESTON, P. Breve história do pentecostalismo brasileiro. In: ANTONIAZZI, A. et al. Nem anjos nem demônios. Interpretações sociológicas do Pentecostalismo. Petrópolis: Vozes, 1994.
GEE, D. Después de Pentecostés. Texas: Casa de Publicaciones [s.d.].
GEE, D. Como receber o batismo no Espírito Santo. Rio de Janeiro: CPAD, 2011.
GEORGE, T. Teologia dos reformadores. São Paulo: Vida Nova, 1994.
GILBERTO, A. Pneumatologia: a doutrina do Espírito Santo. In: GILBERTO, Antonio (Ed.). Teologia sistemática pentecostal. Rio e Janeiro: CPAD, 2008. p. 171-244.
JUNGHANS, H. Temas da teologia de Lutero. São Leopoldo: Sinodal, 2001.
MARIANO, R. Neopentecostais, sociologia do novo pentecostalismo no Brasil. São Paulo: Loyola, 1999.
MENZIES, R. Pentecostes, essa história é a nossa história. Rio de Janeiro: CPAD, 2016.
MENZIES, W.; MENZIES, R. No poder do Espírito: fundamentos da experiência pentecostal. São Paulo: Vida, 2002.
MERTON, T. Novas sementes de contemplação. Montariol: Editorial Franciscana, 2007.
OLIVEIRA, D. M. de. Diálogo e missão nos Andes. Um estudo de teologia da missão latino-americana. São Paulo: Garimpo; Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio, 2016.
PALMA, A. D. O batismo no Espírito e com fogo: os fundamentos bíblicos e a atualidade da doutrina pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2014.
SANTIDRÍAN, P. R. Breve dicionário de pensadores cristãos. 2. ed. Aparecida: Santuário, 1997.
TILLICH, P. Teologia da cultura. São Paulo: Fonte Ediorial, 2009.
YONG, A. Discerning the Spirit(s): A Pentecostal-Charismatic Contribution to Christian Theology of Religions. Sheffield-England: Sheffield Academic Press, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.