Valorizando a educação ancestral do povo Ye’Kuana

Autores

  • Eleusa Socorro do Carmo Ferreira PUC-SP
  • Afonso Maria Ligorio Soares PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.7213/pp.v2i2.14429

Palavras-chave:

Educação, Ancestralidade, Interculturalidade, Ye’Kuana

Resumo

O presente artigo faz uma breve apresentação do povo Ye’Kuana. Mostra a evolução do olhar do Estado venezuelano sobre os povos indígenas, desde a anterior Constituição de 1961 até a atual, promulgada em 1999. Aquela de 1961, em nome do “desenvolvimento” propõe a formação de um Estado homogêneo e a dissolução das culturas indígenas. Já nessa de 1999, o Estado se define como multiétnico e pluricultural, e, portanto, as culturas dos povos indígenas são reconhecidas e contempladas. A partir da Nova Constituição, as antigas lutas por uma Educação que valorizasse as culturas ancestrais vêm ganhando força e reconhecimento do Estado. Prova disso são os 12 artigos sobre a Educação Intercultural Bilíngue presentes na “Lei Orgânica de Povos e Comunidades Indígenas”. Por fim, o artigo apresentará sinteticamente o conteúdo do Guia Pedagógico, subsídio destinado à educação de crianças e jovens Ye’Kuana, que faz uma síntese da cultura deste povo com ênfase no modelo de Educação Tradicional. A título de exemplo se mencionará a adoção do novo Calendário Escolar, que surgiu de uma sugestão presente no Guia Pedagógico.

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Biografia do Autor

Eleusa Socorro do Carmo Ferreira, PUC-SP

Missionária da Consolata, Mestranda em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo, SP - Brasil,

Afonso Maria Ligorio Soares, PUC-SP

Livre docente em Teologia e Doutor em Ciências da Religião, pesquisador do Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências da Religião na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo, SP - Brasil

Referências

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Publicado

2010-09-29

Como Citar

Ferreira, E. S. do C., & Soares, A. M. L. (2010). Valorizando a educação ancestral do povo Ye’Kuana. Revista Pistis Praxis, 2(2), 435–447. https://doi.org/10.7213/pp.v2i2.14429

Edição

Seção

Dossiê