Ontologia, metáfora e fenomenologia: uma classificação contemporânea para as teologias [I]
DOI:
https://doi.org/10.7213/pp.v3i1.14369Palavras-chave:
Teologia. Ontologia, Metáfora, Fenomenologia, Classificação.Resumo
Com base na sua configuração epistemológica, sob o critério de sua relação com as dimensões metafísica, retórica e comunitária, constitutivas do pensamento teológicoreligioso, propõe-se uma classificação contemporânea para o conjunto das teologias: teologia como ontologia, teologia como metáfora e teologia como fenomenologia. O objetivo da proposta é criar uma classificação que atenda ao novo cenário da teologia no Brasil, pois esta foi convidada a reunir-se ao conselho das ciências universitárias. A teologia ontológica responde pelo modelo clássico de teologia. A teologia metafórica ensaia um acordo entre crítica e pastoral. A teologia fenomenológica consistiria na tentativa de a teologia transformar-se em “ciência humana”.
Downloads
Referências
BOFF, C. Teoria do método teológico. Petrópolis: Vozes, 1998.
BORGES, P. Se vires o Buda, mata-o: ensaio sobre a essência do budismo. Disponível em: <http://www.pauloborges.net/textos/Se%20vires%20o%20Buda.pdf>. Acesso em: 27 set. 2009.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP nº 241/1999. Reafirmado pelo Parecer CNE/CES nº 63/2004, “concede” cidadania à Teologia e a recebe no Sistema Federal de Ensino (SFE). Brasília, DF, 5 jul. 1999. Disponível em:
<http://www.cmconsultoria.com.br/legislacao/pareceres/1999/par_1999_0241_ CES.pdf>. Acesso em: 16 jul. 2009.
BULTMANN, R. Demitologização coletâna de ensaios. Tradução Walter Altmann e Luís Marcos Sander. São Leopoldo: Sinodal, 1999.
DETIENNE, M. A invenção da mitologia. 2. ed. Rio de Janeiro; Brasília, DF: José Olympio; Editora da UnB, 1998.
DILTHEY, W. Introducción a las Ciencias del Espíritu. 2. ed. México: Fondo de Cultura Económica, 1949.
DOSSE, F. O império dos sentidos. Bauru: EDUSC, 2003.
ELIADE, M. Tratado de história das religiões. Lisboa: Cosmos, 1990.
ELIADE, M. Origens. Lisboa: Edições 70, 1989.
FEUERBACH, L. A essência do cristianismo. Campinas: Papirus, 1988.
FEUERBACH, L. Preleções sobre a essência da religião. Campinas:
Papirus, 1989a.
FEUERBACH, L. A essência da religião. Campinas: Papirus, 1989b.
GIBELLINI, R. A teologia do século XX. São Paulo: Loyola, 1998.
HASEL, G. F. Teologia do Antigo Testamento: questões fundamentais do debate atual. Rio de Janeiro: JUERP, 1987.
HUIZINGA, J. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 2005.
INSOLL, T. Archaeology, ritual, religion. London: Routledge, 2004.
KÜNG, H. Teologia a caminho: fundamentação para o diálogo acadêmico. São Paulo: Paulinas, 1999.
LABURTHE-TOLRA, P.; WARNIER, J-P. Etnologia-Antropologia. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2003.
LEMCHE, N. P. The Old Testament between theology and history: a critical survey. Louisville: Westminster Jon Knox Press, 2008.
LEROI-GOURHAN, A. As religiões da Pré-História. Lisboa: Edições 70, 1989.
LOSURDO, D. Nietzsche, il ribelle aristocratico: biografia intellettuale e bilancio critico. Bollati Boringhieri: Torino, 2004.
McGINN, B. Meister Eckhart: an introduction. In: SZARMACH, P. E. An introduction to the medieval mystics of Europe: fourteen original essays. Albany: State University of New York Press, 1984. p. 75-108.
MIRANDA, M. F. de. Inculturação da fé: uma abordagem teológica. São Paulo: Loyola, 2001.
MORIN, E. O método 5 – a humanidade da humanidade: a identidade humana. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2003.
PALMER, R. E. Hermenêutica. Lisboa: Edições 70, 1999.
RIBEIRO, O. L. Teologia no divã. Pistis & Práxis: Teologia e Pastoral, Curitiba, v. 1, n. 1, p. 199-218, 2009.
ROCHA, A. Teologia sistemática no horizonte pós-moderno: um novo olhar para a linguagem teológica. São Paulo: Vida, 2007.
TEIXEIRA, F. (Org.). A(s) Ciência(s) da Religião no Brasil: afirmação de uma área acadêmica. São Paulo: Paulinas, 2001.
TILLICH, P. Dinâmica da fé. 4. ed. São Leopoldo: Sinodal, 1985.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.