Idolatria, poder e comércio. Um estudo de Apocalipse 18,1-24
DOI:
https://doi.org/10.7213/pp.v3i1.14309Palavras-chave:
Economia, Pecado, Apocalipse.Resumo
Ao analisar o texto de Apocalipse 18 faço uma leitura teológica do fator econômico ao catalogá-lo como pecado e sujeito ao juízo de Deus. Essa economia é pecaminosa na medida em que acarreta miséria para muitos e, além disso, significa perseguição e morte para a comunidade dos fiéis. O pecado, assim caracterizado, “chega ao céu”, constitui a medula de uma situação pecaminosa. Deus não passa por alto “nem esquece” isso, pois é expressão de injustiça entre os homens que deve ser remediada. A degradação da vida humana no mundo atual torna-se um ponto a partir do qual podemos entender os efeitos que as formas do poder econômico assumem. Estamos também diante de “uma situação pecaminosa, injusta, que não passa despercebida aos olhos de Deus, nem é algo pelo qual Ele possa ficar desinteressado”. O sistema econômico-político atual também constitui o cerne de uma situação pecaminosa que está sujeita ao juízo de Deus.
Downloads
Referências
ADRIANO FILHO, J. Oráculos Sibilinos III-V: judeus no Egito helenístico e romano. In: NOGUEIRA, P. et al. (Org.). Identidades fluídas no Judaísmo Antigo e no Cristianismo Primitivo. São Paulo: Anablume; FAPESP, 2010. p. 139-146.
AUNE, D. E. Prophecy in early christianity and the ancient mediterranean world. Grand Rapids: WBE Company, 1983. p. 285.
COLLINS, A. Y. Revelation 18: Taunt-Song or Dirge? In: LAMBRECHT, J. (Ed.). L’Apocalypse Johannique et l’Apocalyptique dans le Noveau Testament. Paris; Gembloux: J. Ducolot; Leuven University Press, 1980. p. 198-199.
GERSTENBERGER, E. S. The woe-oracles of the prophets. Journal of Biblical Literature, v. 81, p. 249-263, 1962.
KLASSEN, W. Vengeance in the Apocalypse of John. Catholic Biblical Quarterly, v. 28, p. 300-311, 1966.
NOGUEIRA, P. Der widerstand gegen rom in der apocalypse des Johannes: eine untersuchung zur tradiktion des falls von babylon in apocalypse 18.
143 f. Tese (Doutorado em Teologia) – Faculdade de Teologia da Universidade Karl Ruprecht-Heidelberg, Heidelberg, Alemanha, 1991. p. 137-139.
NOGUEIRA, P. A realização da justiça de Deus na história. Algumas considerações sobre a tradição da inversão escatológica no Apocalipse 18. Ribla, v. 11, p. 102-103, 1992.
PRINGENT, P. L’Apocalypse de Saint Jean. Lausanne; Paris: Delachaux et Niestlé, 1981. p. 269.
RAMIREZ FERNANDEZ, D. O juízo de Deus contra as transnacionais - Apocalipse 18. Ribla, v. 5/6, p. 61, 1990/1.
WENGST, K. Pax Romana: pretensão e realidade. São Paulo: Paulinas, 1991.
RUIZ, J. P. Ezekiel in the Apocalypse: the transformation of prophetic language in revelation 16,17-19,10. New York; Paris: Peter Lang, 1989.
SEVERINO CROATTO, J. O discurso dos tiranos em textos proféticos e apocalípticos. Ribla, v. 8, p. 35-37, 1991/3.
WESTERMANN, C. Basic forms of prophetic speech. Philadelphia: The Westminster Press, 1977.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.