Poder real, autoridade do clã e o governo de Javé
DOI:
https://doi.org/10.7213/pp.v3i1.14285Palavras-chave:
Família. Poder, Monarquia, Antigo Israel, Organização social.Resumo
O artigo propõe investigar novamente algumas questões limitadas da organização social do antigo povo de Israel em relação à práxis política do poder e suas consequências para a vida espiritual e ética. Reflete ainda a respeito dos motivos de elogiar a instituição do reinado israelita em algumas camadas literárias e de denunciálo severamente em outras, bem como reflete também sobre o fenômeno concomitante de desprezar ou glorificar as chefias tribais. A autoridade familiar, sendo o modelo primeval de organização social, também tem um papel importante nessas considerações. Todas as opiniões encontradas nas Escrituras a respeito de qualquer organização certa e humana são motivadas por argumentos religiosos: sempre é Deus que ordena e patrocina as estruturas sociais. Assim, a pluralidade das concepções legítimas revela teologias diferentes, seja em tempos sucessivos seja ancoradas em classes precariamente coexistentes.
Downloads
Referências
ALBERTZ, R. Religionsgeschichte Israels (GAT 8/1/2). Göttingen: Vandenhoeck, 1992. v. 2.
CASALDÁLIGA, D. P. Cantigas menores. Goiânia: Projornal, 1979.
CRÜSEMANN, F. Widerstand gegen das Königtum (WMANT 49).
NeukirchenVluyn: Neukirchener Verlag, 1978.
GERSTENBERGER, E. S. Theologien im Alten Testament. Pluralität und
Synkretismus alttestamentlichen Gottesglaubens. Stuttgart: Kohlhammer, 2001.
GERSTENBERGER, E. S. Biblische Enzyklopädie: Israel in der Perserzeit. Stuttgart: Kohlhammer, 2005. 5. und 4. Jahrhundert v. Chr: Bd. 8.
GOTTWALD, N. The tribes of Yahweh: a sociology of the religion of liberated Israel, 1250-1050 BCE. Maryknoll: Orbis Books, 1971.
KESSLER, R. Sozialgeschichte des alten Israel: eine einführung.
Darmstadt: Wissenschaftliche Buchgesellschaft, 2006.
MYERS, C. Discovering Eve. Oxford: University Press, 1988.
MÜLLER, R. Königtum und Gottesherrschaft: Untersuchungen zur alttestamentlichen Monarchiekritik (FAT II, 3). Tübingen: Mohr, 2004.
RIBEIRO, D. O processo civilizatório: estudos de antropologia da civilização. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 1979.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.