Autoridade de João Batista e de Jesus: para servir o reino de Deus
DOI:
https://doi.org/10.7213/pp.v3i1.14273Palavras-chave:
Autoridade, Relação, Jesus, João Batista, Reino.Resumo
O artigo aborda o tema da autoridade de João Batista e de Jesus. Acentua-se a questão da relação de João com Jesus e a missão a serviço do reino. João reconhece Jesus como o mais forte, que batizará com um batismo mais eficaz. Jesus reconheceu a autoridade de João e aprovou sua missão como vinda de Deus. As analogias entre eles justificam a sua missão divina: João como profeta que prepara o povo e Jesus como o que anuncia a chegada do reino. O cumprimento de toda a justiça é a missão que os une. No exercício do poder como serviço, João e Jesus também revelam a proximidade do reino e as condições para nele entrar. [#]
Downloads
Referências
BONNARD, P. Evangelio segun San Mateo. Madrid: Cristiandad, 1983.
BORN, A. van den. (Org.). Dicionário enciclopédico da Bíblia. Petrópolis: Vozes, 1971.
BORNKAMM, G. Jesus de Nazaré. Edição revista e atualizada. São Paulo: Teológica, 2005.
BROWN, R. E. O nascimento do Messias: comentário das narrativas da infância nos evangelhos de Mateus e Lucas. São Paulo: Paulinas, 2005.
CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL – CNBB. Hoje a salvação entra nesta casa: o Evangelho de Lucas. São Paulo: Paulinas, 1997.
DUQUOC, C. Cristologia: o Homem Jesus. São Paulo: Loyola, 1977.
FABRIS, R. Matteo. Traduzione e commento di Vangelo di Marco e Città Nuova. Roma: Borla, 1982.
FITZMYER, J. A. El Evangelio segun Lucas II. Traduccion y comentário de Dionisio Minguéz. Madrid: Ediciones Cristiandad, 1987.
GNILKA, J. El Evangelio segun San Marcos. Salamanca: Sigueme, 1986.
JEREMIAS, J. Teologia do Novo Testamento. São Paulo: Paulinas, 1984.
LÀCONI, M. et al. Vangeli Sinottici e Atti degli Apostoli. Torino: Elledici, 1999. (LOGOS – Corso di Studi Biblici 5).
LUZ, U. Matthew 1-7: a commentary. Edinburgh: T & T Clark, 1989.
MAZZAROLO, I. Evangelho de Marcos: estar ou não com Jesus. Rio de Janeiro: Mazzarolo Editor, 2004.
MAZZAROLO, I. O Evangelho de Mateus. Rio de Janeiro: Mazzarolo Editor, 2005.
MYERS, C. O Evangelho de São Marcos. São Paulo: Paulinas, 1992. (Grande Comentário Bíblico).
RABUSKE, J. I. Jesus exorcista: estudo exegético e hermenêutico de Mc 3,2030. São Paulo: Paulinas, 2001.
SABOURIN, L. Il Vangelo di Matteo. Teologia e Esegesi. Roma: Paoline, 1976.
TAYLOR, V. Evangelio segun San Marcos. Madrid: Cristiandad, 1979.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.