O CORPO E A SEXUALIDADE NA CAMA DE PROCUSTO : valores e desafios na contemporaneidade
DOI:
https://doi.org/10.7213/pp.v2i1.13742Palavras-chave:
Corpo, Sexualidade, Cultura somática, Neodualismo, Moral do espetáculo.Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar o corpo e a sexualidade na contemporaneidade. Na atual cultura somática há uma hipervalorização do corpo e da sexualidade. Essa cultura apresenta valores e desafios referentes a ambos. Pois, no atual discurso, o corpo é colocado como uma posse, como um outro. E a sexualidade, como realidade humana, torna-se pouco discutida. Esse panorama inquieta-nos. A todo o momento, faz-se presente um convite à valorização do corpo e da sexualidade em nossa cultura, em um âmbito relacional e encarnado. Sendo assim, não há como propor uma ética sem antes conhecer a realidade na qual ela se inscreve.
Downloads
Referências
ANATRELLA, T. O amor e o preservativo. São Paulo: Loyola, 1999.
ARENDT, H. A condição humana. 6. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1993. BRETON, D. Adeus ao corpo: antropologia e sociedade. São Paulo: Papirus, 1999.
______. Anthropologie du corps et modernité. Paris: Presses Universitaires de France, 2000.
______. A sociologia do corpo. Petrópolis: Vozes, 2006.
COSTA, J. F. O vestígio e a aura: corpo e consumismo na moral do espetáculo. 4. ed. Rio de Janeiro: Garamond, 2005.
DEBORD, G. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
FOUCAULT, M. História da sexualidade: a vontade do saber. 6. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1985.
FUCHS, E. Deseo y ternura: fuentes e história de una ética cristiana de la sexualidad y del matrimonio. Bilbao: Desclée de Brouwer, 1995.
GIDDENS, A. As conseqüências da modernidade. São Paulo: Ed. da UNESP, 1991.
GUILLEBAUD, J-C. A tirania do prazer. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999.
HENRY, M. Incarnation: une philosophie de la chair. Paris: Seuil, 2000.
KUNDERA, M. A insustentável leveza do ser. 43. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.
LACROIX, X. Le corps de chair: les dimensions éthique, esthétique et spirituelle de l’amour. Paris: Cerf, 2001.
MARZANO-PARISOLI, M. M. Pensar o corpo. Petrópolis: Vozes, 2004.
MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
PACKARD, V. A revolução sexual. Rio de Janeiro: Record, 1968.
RUDELIC-FERNANDEZ, D. et al. A sexualidade tem futuro? São Paulo: Loyola, 2002.
RICOEUR, P. A maravilha, o descaminho, o enigma. Paz e Terra, n. 5, p. 27-38, 1967.
VIDAL, M. Dicionário de ética teológica fundamental. Navarra: Verbo Divino, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.