A Evangelium Vitae e a dignidade do embrião humano
DOI:
https://doi.org/10.7213/revistapistispraxis.07.003.ds02Palavras-chave:
Evangelium Vitae, Dignidade, Embrião Humano, IgrejaResumo
A Encíclica Evangelium Vitae, publicada pelo Papa João Paulo II em 25 de março de 1995, e que versa sobre o valor e a inviolabilidade da vida humana, reflete este tema em vários aspectos, dentre eles, um em especial a saber: a defesa da dignidade do embrião humano, que desde os primeiros instantes de sua existência deve ser acolhido e protegido em sua integridade. Esta postura do Sumo Pontífice vem não só esclarecer o pensamento atual da Igreja sobre o tema, mas também, superar uma mentalidade abortista, apresentando aos cristãos-católicos de boa vontade, a justificativa ética-moral e o fundamento teológico de tal postura, enfatizando que esta proposição eclesial coaduna-se, dentre outros aspectos, com o conhecimento científico atual.
Downloads
Referências
BÍBLIA Sagrada. Tradução dos Monges Beneditinos de Maredsous (Bélgica). São Paulo: Ave Maria, 2004.
PAULA, I. C. DE. O respeito devido ao Embrião Humano: uma perspective histórica e doutrinária. In: PAV - Pontifícia Academia para a Vida. Identidade e Estatuto do Embrião Humano: Atas da terceira assembléia da Pontifícia Academia para a vida.
Juan de Dios Vial Correa, Elio Sgreccia (Org). Tradução: Gilson César Cardoso de Souza. Bauru: Edusc; Belém: Centro de Cultura e Formação Cristã da Arquidiocese de Belém: 2007. p. 61-89.
CONGREGAÇÃO para a Doutrina da fé. Instrução Dignitatis Personae: sobre algumas questões de bioética. São Paulo: Paulus/Loyola, 2009.
HAERING, B. Livres e Fiéis em Cristo: teologia moral para sacerdotes e leigos. V. III. São Paulo: Paulinas, 1984.
IGREJA CATÓLICA. Compêndio do Vaticano II. Petrópolis: Vozes, 1997.
JOÃO PAULO II. Carta Encíclica Veritatis Splendor: sobre algumas questões fundamentais do ensinamento moral da Igreja. Disponível em: <http://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/encyclicals/documents/hf_jp-ii_enc_06081993_veritatis-
splendor_po.html> Acesso em: 13 jul. 2014.
JOÃO PAULO II. Carta Encíclica Evangelium Vitae: sobre o valor e a inviolabilidade da vida humana. São Paulo: Paulinas, 1995.
MELO, E. A. Análise das competências na determinação do início da vida e da dignidade no ser humano a partir da lei nº. 11.105/2005 (Lei de Biossegurança). 2011. 140f.
Dissertação (Mestrado em Teologia). Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUCPR, Curitiba,2011.
NUÑEZ DE CASTRO, I. De la dignidad Del embrión: reflexiones em torno a la vida humana naciente. Madrid: Comillas, 2008. (Cátedra de Bioética, 16)
SAGRADA CONGREGAÇÃO para a Doutrina da fé. Declaração sobre o Aborto Provocado. Disponível em: <http://www.vatican.va/roman_curia/congre gations/cfaith/documents/rc_con_cfaith_doc_19870222_respect-for-human-life_
po.html.> Acessado em: 13 jul. 2014.
SAGRADA CONGREGAÇÃO para a Doutrina da fé. Instrução Donum Vitae: sobre o respeito à vida humana nascente e a dignidade da procriação. (22/02/2987).
Disponível em: http://www.vatican.va/roman_curia/ congregations/cfaith/documents/rc_con_cfaith_doc_19870222_respect-for-human-life_po. html. Acesso em: 13 jul. 2014.
SANCHES, A. V.; MELO, E. J. &. A dignidade do Embrião Humano: diálogo entre teologia e bioética. São Paulo: Ave Maria, 2012.
SGRECCIA, E. Intervencion sobre embriones y fetos humanos. In: LUCAS LUCAS, Ramon (Org.). Comentario interdisciplinary a la Evangelium Vitae. Madrid: Biblioteca de Autores Cristianos: 1994. p. 617-635.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.