Religião salugênica e religião patogênica: uma aproximação à luz da psicologia
DOI:
https://doi.org/10.7213/pp.v3i2.13202Palavras-chave:
Religião, Saúde, Psicologia.Resumo
Este ensaio examina, a partir da literatura de referência, o tema da relação entre religião e saúde. Percorre a trajetória dos estudos seminais da religião realizados pela psicologia. Analisa duas perspectivas: a primeira estuda os comportamentos religiosos específicos em termos do comportamento humano; a segunda combina a descrição do comportamento religioso com a análise de como a religião funciona para ajudar os indivíduos e grupos a adaptar-se e a entender o mundo. Identifica algumas tendências reducionistas nessa área de pesquisas. Discute o estado atual da relação entre as denominadas ciências duras e as ciências da cultura que se dedicam ao estudo das interações humanas e do fenômeno religioso. Distingue religião salugênica de religião patogênica.
Downloads
Referências
ALLPORT, G. The individual and his religion: a psychological interpretation. New York: The MacMillan Company, 1954.
ALLPORT, G. Becoming. New Haven: Yale University Press, 1955.
BROWNING, D. A fundamental practical theology. Minneapolis: Fortress/ Augsburg, 1991.
CLINEBELL, H. Basic types of pastoral care and counseling. Resources for the ministry of healing and growth. Nashville: Abingdon Press, 1984.
GADAMER, H.-G. Truth and method. New York: Crossroads, 1982.
HABERMAS, J. Communication and the Evolution of Society. Boston:
Baliza, 1979.
HALL, G. S. Adolescence: its Psychology and Its Relation to Physiology, Anthropology, Sociology, Sex, Crime, Religion and Education. New York: D. Appleton, 1904.
HEAD, J. The relationship between religion, spirituality and mental health. 2002. Texto não publicado.
LARSON, D. B. et. al. Systematic analysis of research on religious variables in four major psychiatric journals, 1978-1982. American Journal of Psychiatry, v. 143, n. 3, p. 329-334, 1986.
LEUBA, J. A psychological study of religion: its origins, functions and future. New York: Macmillan, 1912.
GRANBERG-MICHAELSON, K. Healing community. Geneva: WCC, 1991.
MASSEY, R. F. Personality theories: comparisons and syntheses. New York: D. Van Nostrand Company, 1981.
RUSSELL, B. Religion and science. New York; Oxford: Oxford University Press, 1997.
SATHLER-ROSA, R. Temporalidade e esperança no exercício do cuidado e aconselhamento pastoral. Estudos Teológicos, São Leopoldo, v. 50, n. 2, p. 249-259, 2010.
SATHLER-ROSA, R. Pastoral de aconselhamento e interpersonalismo: um estudo exploratório do pensamento de Harry Stack Sullivan. Estudos de Religião, São Bernardo do Campo, v. 11, n. 13, p. 159-172, 1997.
STARBUCK, E. D. The psychology of religion: an empirical study of the growth of religious consciousness. New York: Charles Scribner’s Sons, 1899.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.