O dialogar da Revista Diálogo com o professor-leitor do Ensino Religioso
DOI:
https://doi.org/10.7213/pp.v2i2.13160Palavras-chave:
Educação, Ensino Religioso, Formação de professores, Comunicação, Leitores-receptoresResumo
Esta pesquisa considerou a contribuição da Revista Diálogo, mídia impressa editada pelo Grupo Paulinas, para a formação do professor leitor do Ensino Religioso, durante o período de 1995 a 2010. Procurou-se identificar as percepções de professores sobre o Ensino Religioso, a partir da Revista Diálogo, pela ótica da teoria do receptor-leitor. A importância do tema se dá em vista da inserção do Ensino Religioso, como área de conhecimento (1998), antecedido pela revisão do Artigo 33, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1997), que reforçou o Ensino Religioso como disciplina curricular e área de conhecimento a ser ensinada nas escolas públicas do ensino fundamental. Considerados o objeto do estudo e o conteúdo a ser analisado, houve apoio teórico em Freire, Junqueira e Garcia. Embasando a teoria da recepção, com ênfase no leitor-professor e a função da linguagem na mensagem da revista, foram consultados Bordenave, Chalhub, Chartier, Martín-Barbero, Mattelart, entre outros. Foi demonstrado que a Diálogo auxilia no aprofundamento e na atualização sobre o fenômeno religioso, orientando e ampliando o conhecimento dos leitores. Portanto, no ponto de vista do professor-leitor, a Revista Diálogo contribuiu para a formação continuada do docente do Ensino Religioso. Esse leitor-professor encontra-se no processo dinâmico pela busca da formação continuada e permanente. O Ensino Religioso encontra espaço para levar o aluno a refletir sobre o sentido da vida e assumir um compromisso responsável de transformação da realidade segundo os valores religiosos, por meio de escolhas livres e coerentes.
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