Convergências sobre a eucaristia no diálogo reformado-católico

Autores

  • Maria Teresa de Freitas Cardoso

DOI:

https://doi.org/10.7213/revistapistispraxis.06.001.dv05

Palavras-chave:

Ecumenismo, Diálogo, Diálogo ecumênico, Diálogo reformado-católico, Eucaristia.

Resumo

Considera-se um documento do diálogo católico-reformado internacional na sua busca de convergências sobre a Eucaristia, já na primeira fase desse diálogo. Estuda-se o primeiro relatório conclusivo, no qual se verifica: que se procurou fazer uma fundamentação bíblica e que nela o conceito de memória significaria mais que uma evocação mental; que a Eucaristia foi vista com o mistério pascal de Cristo; e em relação com o Pai, com Cristo, com o Espírito Santo; que mencionou-se o caráter sacrifical da Eucaristia e afirmou-se a presença de Cristo na Ceia; que acentuou-se a ação do Espírito Santo; que considerou-se a Igreja tornada pela Eucaristia uma comunidade de amor, renovada e missionária, cuja fé se expressa na liturgia. Conclui-se que houve convergências significativas e sugestivas, embora limitadas, e que o diálogo teológico deveria ainda hoje prosseguir e poderia aproveitar os dados anteriores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Teresa de Freitas Cardoso

Doutora em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), professora da PUC-Rio, do Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese do Rio de Janeiro e do Instituto Superior de Ciências Religiosas da Arquidiocese do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ - Brasil

Referências

CALISI, M, La Eucaristia: fuente y cumbre de la vida de los fieles laicos. In: PONTIFICIUM CONSILIUM PRO LAICIS. Redescubrir la Eucaristía. Vaticano: Libreria Editrice Vaticana, 2005. p. 65-83.

COMISIÓN MISTA DE DIÁLOGO CATÓLICO-REFORMADA. La presencia de Cristo en la Iglesia y en el mundo: relación final del diálogo entre la Alianza Reformada Mundial y el Secretariado para la Unidad de los Cristianos (1977). In: GONZALEZ MONTES, A. (Org.). EnchiridionOecumenicum. Salamanca: Universidad Pontificia de Salamanca, 1986. t. 1, n. 1310-1393.

CONCÍLIO DO VATICANO II. Constituição Sacrosanctum Concilium. In: Compêndio do Vaticano II. Constituições. Decretos. Declarações. Petrópolis: Vozes, 2000.

DILLENBERGER, J. (Ed.). John Calvin: Selections from his writings. New York:

Anchor Books, 1971.

FÉ E CONSTITUIÇÃO/CONSELHO MUNDIAL DE IGREJAS. Batismo, eucaristia, ministério: convergência da fé. Rio de Janeiro: CONIC-CEDI, 1983.

GALOT, J. Eucaristia e Spirito Santo. Lanciano: SMEL, 1998.

O’CARROLL, M. Corpus Christi: an encyclopedia of the eucharist. Wilmington: Michael Glazier, 1988.

Downloads

Publicado

2014-09-13

Como Citar

de Freitas Cardoso, M. T. (2014). Convergências sobre a eucaristia no diálogo reformado-católico. Revista Pistis Praxis, 6(1), 279–297. https://doi.org/10.7213/revistapistispraxis.06.001.dv05