A deusa do efa: hipótese de interdição ao culto de Asherah em Zc 5,5-11

Authors

  • Osvaldo Luiz Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.7213/revistapistispraxis.06.001.dv01

Keywords:

Zacarias 5, 5-11, Ezequiel 10, 18-22, Mulheres do efa, Asherah, Intertextualidade.

Abstract

Mencionadas na sétima visão de Zacarias, em Zc 5,5-11, analisa-se o significado histórico-social da mulher dentro do efa e das duas mulheres aladas que levantam nos ares e transportam o efa e a mulher, para instalá-la em um templo na Babilônia. Interpreta-se a figura da mulher como a deusa Asherah e figura das duas mulheres aladas como personificações caricaturadas das profetizas e sacerdotisas do respectivo culto. Considera-se que a cena constitui caso de intertextualidade em relação a Ez 1; 10,18-22, descrevendo, em chave invertida, a saída da deusa do templo de Jerusalém pelo expediente de inverter a cena do translado da glória de Yahweh para a Babilônia. O(s) redator(es) de Zc 5,5-11 considera que o retorno de Yahweh para o (novo) templo de Jerusalém implica necessariamente na interdição e na expulsão da deusa – em termos histórico-sociais, na interrupção do culto a Asherah.

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Author Biography

Osvaldo Luiz Ribeiro

Doutor em Teologia Bíblia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, professor do Mestrado­Profissional­em­Ciências­das­Religiões­da­Faculdade­Unida­de­Vitória,­ES­-­Brasil

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Published

2014-09-13

How to Cite

Ribeiro, O. L. (2014). A deusa do efa: hipótese de interdição ao culto de Asherah em Zc 5,5-11. Pistis Praxis, 6(1), 191–208. https://doi.org/10.7213/revistapistispraxis.06.001.dv01