A deusa do efa: hipótese de interdição ao culto de Asherah em Zc 5,5-11

Autores

  • Osvaldo Luiz Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.7213/revistapistispraxis.06.001.dv01

Palavras-chave:

Zacarias 5, 5-11, Ezequiel 10, 18-22, Mulheres do efa, Asherah, Intertextualidade.

Resumo

Mencionadas na sétima visão de Zacarias, em Zc 5,5-11, analisa-se o significado histórico-social da mulher dentro do efa e das duas mulheres aladas que levantam nos ares e transportam o efa e a mulher, para instalá-la em um templo na Babilônia. Interpreta-se a figura da mulher como a deusa Asherah e figura das duas mulheres aladas como personificações caricaturadas das profetizas e sacerdotisas do respectivo culto. Considera-se que a cena constitui caso de intertextualidade em relação a Ez 1; 10,18-22, descrevendo, em chave invertida, a saída da deusa do templo de Jerusalém pelo expediente de inverter a cena do translado da glória de Yahweh para a Babilônia. O(s) redator(es) de Zc 5,5-11 considera que o retorno de Yahweh para o (novo) templo de Jerusalém implica necessariamente na interdição e na expulsão da deusa – em termos histórico-sociais, na interrupção do culto a Asherah.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Osvaldo Luiz Ribeiro

Doutor em Teologia Bíblia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, professor do Mestrado­Profissional­em­Ciências­das­Religiões­da­Faculdade­Unida­de­Vitória,­ES­-­Brasil

Referências

ALONSO-SCHÖKEL, L. Bíblia do Peregrino. São Paulo: Paulus, 2002.

ASSIS, E. Zechariah’s Vision of the Ephah (Zech. 5:5-11). Vetus Testamentum, v. 60, n. 1, p. 15-32, 2010.

BINGER, T. Asherah: goddesses in Ugarit, Israel and the Old Testament. Sheffield: Sheffield Academic Press, 1997.

BODA, M. J. Haggai, Zechariah: the NIV Application Commentary from biblical text… to contemporary life. Grand Rapids: Zondervan, 2004.

BUTTERWORTH, M. Structure and the Book of Zechariah. Sheffield: Sheffield Academic Press, 1992.

CHARAUDEAU, P.; MAINGUENEAU, D. Dicionário de Análise do Discurso. São Paulo: Contexto, 2004.

CODY, A. Haggai, Zechariah, Malachi. In: BROWN, R.; FITZMEYER, J. A.; MURPHY, R. E. The New Jerome Biblical Commentary. New Jersey: Prentice Hall, 1990. p. 349-361.

CORNELIUS, I. The many faces of the goddess: the iconography of the SyroPalestinian goddesses Anat, Astarte, Qedeshet, and Asherah, c. 1500‐1000 BCE. Fribourg: Academic Press e Gottingen; Vandenhoeck & Ruprecht, 2004.

DEVER, W. Asherah, consort of Yahweh? New Evidence from Kuntillet ‘Ajrûd. Bulletin of the American Schools of Oriental Research, n. 255, p. 21-37, 1984.

DHALLA, M. N. Ahura Mazda’s Fravashi. In: VV.AA. Indo-Iranian Studies. Being Commemorative Papers contributed by European, American and Indian Scholars. Oxon e New York: Routledge, 2011. p. 115-116.

FLOYD, M. H. The Evil in the Ephah: Reading Zechariah 5:5-11 in Its Literary Context. Catholic Biblical Quarterly, Washington, n. 1, v. 58, 1996, p. 51-68.

FULLER, R. hp’yae, In: VANGEMEREN, W. (Ed.). New International Dictionary of Old Testament Theology and Exegesis. Grand Rapids: Zondervan, 1997. v. 1.

HADLEY, J. M. The cult of Asherah in Ancient Israel and Judah: Evidence for a Hebrew Goddess. Cambridge: Cambridge University Press, 2000.

JACOBSEN, T. Pictures and pictorial language (The Burney Relief). In: MINDLIN, M.; GELLER, M. J.; WANSBROUGH, J. E. (Ed.). Figurative language in the ancient near East. London: University of London, 1987. p. 1-11.

LEMAIRE, A. Date et Origine des Inscriptions Hebraïques et Pheniciennes de Kuntillet ‘Ajrud. SEL, n. 1, p. 131-143, 1984.

LOVE, M. C. The evasive text: Zechariah 1-8 and the frustrated reader. Sheffield: Sheffield Academic Press, 1999.

LUTZKY, H. C. On “the image of jealousy” (Ezekiel viii 3,5). Vetus Testamentum, v. 46, n. 1, p. 121-125, 1996.

MARENOF, S. Note concerning the meaning of the word “Ephah”, Zechariah 5:5-11. The American Journal of Semitic Languages and Literatures, v. 48, n. 4, p. 264-267, 1032.

MOULTON, W. J. Gleanings in archaelogy and epigraphy. The Annual of the American School of Oriental Research in Jerusalem, v. 1, p. 66-92, 1920-1921.

NAKHAI, B. A. What’s a bamah? How sacred space functioned in Israel, Biblical Archaeological Review, v. 28, n. 3, p. 18-29, 1994.

OTTERMANN, M. As brigas divinas de Inana: reconstrução feminista de repressão e resistência em torno de uma deusa suméria. 2007. 347 f. Tese (Doutorado em Ciências das Religiões) — Universidade Metodista, São Paulo, 2007.

PETERSEN, D. L. Zechariah’s visions: a theological perspective. Vetus Testamentum, v. 34, n. 2, p. 195-206, 1984.

RIBEIRO, O. L. A República de Judá nas visões de Zacarias: porque o poder não é apocalíptico. Oracula, n. 2, v. 4, p. 1-50, 2006a.

RIBEIRO, O. L. As mulheres do efa. Epílogo da interdição da deusa e do feminino na Judá pós-exílica. 2006b. Disponível em: <http://www.ouviroevento.pro. br/biblicoteologicos/As_mulheres_do_efa.htm>. Acesso em: 13 nov. 2013.

RIBEIRO, O. L. Salmo 89: crise e quebra dinástica como anti-cosmogonia. Oracula, n. 5, v. 9, p. 81-105, 2009.

RUDMAN, D. Zechariah 5 and the Priestly Law. Scandinavian Journal of the Old Testament, v. 14, n. 1, p. 194-206, 2000.

SMITH, M. A. God male and female in the Old Testament: Yahweh and his “Asherah”. Theological Studies, v. 48, n. 2, p. 333-340, 1987.

SINGER-AVITZ, L. The Date of Kuntillet ‘Ajrud. Tel Aviv, v. 33, p. 196-228, 2006.

SINGER-AVITZ, L. The Date of Kuntillet ‘Ajrud: a rejoinder. Tel Aviv, v. 36, p. 110-119, 2009.

TAYLOR, R. P. Death and the Afterlife: a cultural encyclopedia. Santa Barbara: ABC-Clio, 2000.

TOLLINGTON, J. E. Tradition and innovation in Haggai and Zechariah 1-8. Sheffield: Sheffield Sheffield Academic Press, 1993.

ZAPASSKY, E.; FINKELSTEIN, I.; BENENSON, I. Ancient standards of volume: negevite Iron Age pottery (Israel) as a case study in 3D modeling. Journal of Archaeological Science, n. 33, p. 1734-1743, 2006.

Downloads

Publicado

2014-09-13

Como Citar

Ribeiro, O. L. (2014). A deusa do efa: hipótese de interdição ao culto de Asherah em Zc 5,5-11. Revista Pistis & Praxis, 6(1), 191–208. https://doi.org/10.7213/revistapistispraxis.06.001.dv01