Ap 1,9-20: a visão do Cristo exaltado [T] e a comissão profética de João
DOI:
https://doi.org/10.7213/pp.v5i2.12923Palavras-chave:
Narrativa de vocação profética, Epifania, Comissão profética.Resumo
Ap 1,9-20 é uma narrativa da comissão profética de João, que descreve a experiência visionária que determinou a própria composição do livro, isto é, a epifania do Cristo exaltado que o comissiona para escrever a revelação que lhe foi dada e enviá-la às sete igrejas. A apresentação do Cristo exaltado é feita a partir de imagens derivadas das epifanias da tradição bíblica. João utiliza e adapta criativamente essa tradição para expressar os novos elementos da mensagem cristã. A forma narrativa utilizada deriva das narrativas de vocação dos profetas, mas, no contexto apocalíptico, descreve o personagem glorioso que aparece na visão. Além disso, o uso da primeira pessoa do singular na narrativa destaca o papel indispensável do narrador como ligação entre a esfera terrena e a divina, de forma que o que temos no Apocalipse é mediado divinamente e visibilizado pela mediação de João.
Downloads
Referências
ADRIANO FILHO, J. The Apocalypse of John as an account of a visionary experience: notes on the book’s structure. Journal for the Study of the New Testament, v. 25, n. 2, p. 213-234, 2002.
AUNE, D. E. Revelation 1-5. Dallas: Word Books, 1997. (Word Biblical Commentary).
BASS, J. W. The battle for the keys: Revelation 1:18 and Christ’s descensus ad Inferos. 2011. Tese (Doutorado em Teologia) – Faculty of the Department of New Testament Studies, Dallas Theological Seminary, Dallas, 2011.
BAUCKHAM, R. The climax of prophecy. Studies in the Book of Revelation. Edinburgh: T & T Clark, 1993.
BEALE, G. K. The Book of Revelation. Grand Rapids: W. B. E., 1999.
BÍBLIA de Jerusalém. São Paulo: Paulus, 2008.
BOVON, F. John’s Self-presentation in Revelation 1:9-10. Catholic Biblical Quarterly, n. 62, p. 693-700, 2000.
MAZZEI, N. Revelation 1:9-20: the vision of the Risen Christ. 2009. Dissertação (Mestrado) – University of St. Michael’s College, Toronto School of Theology, Toronto, 2009.
SLATER, T. B. Christ and community. A socio-historical study of the christology of Revelation. Sheffield: Sheffield Academic Press, 1999.
THOMPSON, L. L. A sociological analysis of tribulation in the Apocalypse of John. Semeia, n. 36, p. 147-174, 1986.
YARBRO COLLINS, A. Crisis and catharsis. Philadelphia: The Westmisnter Press, 1984.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.